Aprendendo com Saúde é modelo na Zona Norte de São Paulo

O Subprefeito da Freguesia/Brasilândia,  acompanhou na tarde desta sexta-feira, dia 9, o Prefeito e o MInistro da Sáude na demonstração do Programa Aprendendo com Saúde das Secretarias Municipais de Saúde e Educação.


O Programa foi apresentado ao ministro na EMEI Bertha Luts, na Rua Rômulo Naldi, 117, Jardim Elisa Maria, na Brasilândia, região periférica da cidade. A escola, uma das modelos de gestão do Programa implantado em 2007 por esta administração, atende a 670 crianças.


O Aprendendo com Saúde tem dado tranquilidade às mães e à própria criança, como foi informado por uma delas presente ao evento: “O Programa é muito bacana. Além de ajudar as mães a cuidar melhor de seus filhos, faz com que a própria criança aprenda a se cuidar”, disse a auxiliar administrativa Kelly Cristina Rodrigues de Araújo, mãe de João Vitor, de 5 anos, atendido no Programa.


Para o Ministro, o Aprendendo com Saúde deve ser copiado por outras administrações municipais, porque lida com o serviço primário de saúde. “Essa é uma oportunidade de se trabalhar com a saúde primária da criança evitando problemas futuros”, elogiou. Ele deu como exemplo a questão da criança com obesidade, que hoje é uma das prioridades do governo. “Trinta por cento de nossas crianças estão obesas”, acrescentou.


Ao lado também dos Secretários Municipais de Saúde e Educação, também estavam presentes os subprefeitos (Jaçanã /Tremembé);  (Casa Verde); (Pirituba/ Jaraguá);(Santana/Tucuruvi);  (Vila Maria/Vila Guilherme). O Subprefeito da Freguesia/Brasilândia acompanhou a demonstração de trabalho da dentista Mônica Keiko Kumonda Maroneze, durante um atendimento. “Esse é um Programa maravilhoso. Na área da saúde bucal trabalhamos com técnicas indolores. Isso traz confiança à criança e o principal, faz dela um adulto saudável”.

O Subprefeito da Freguesia/Brasilândia agradeceu a presença de todos à região e disse da importância de programas sócio-educativos e de saúde nos dias de hoje.O prefeito  esclareceu que o Aprendendo com Saúde, desde 2007 até 2011 já atendeu milhares de crianças por equipes formadas de enfermeiros, médicos, auxiliares, dentistas, entre outros.
 

O Aprendendo com Saúde tem por objetivo melhorar o aproveitamento escolar, de crianças matriculadas no município, que muitas vezes é comprometido por problemas de saúde. Equipes especializadas avaliam as crianças, com a devida autorização dos pais. Depois, com a carteira do SUS elas são encaminhadas a tratamentos específicos, como pediatria, fonoaudiologia e psicologia.