Zoológico de São Paulo

Entre os animais que habitam a área de 825.000 metros quadrados coberta por vegetação da Mata Atlântica estão tamanduá-bandeira, tigres-siberianos, macacos-prego, rinocerontes, hipopótamos, girafas... De terça a domingo, dá para garantir lugar em uma van e passear por uma trilha no Zoo Safari, onde se observam lhamas, antas, bisões e outros bichos.
A Fundação Parque Zoológico de São Paulo completa hoje seus 54 anos, e o aniversário foi comemorado com a inauguração da exposição "A Casa da Serpente". Após 3 anos de idéias, planejamento, projeto, reforma, ambientação e obtenção de parte dos animais, finalmente o nosso zoológico pode trazer esse presente para a população.
São 19 espécies de serpentes, entre elas, as famosas serpentes peçonhentas como a cascavel e a jararaca e outras não peçonhentas como a sucuri-verde, a jibóia e a salamanta. Com toda essa variedade, O Caminho da Serpente já chega como a maior exposição de serpentes em zoológicos brasileiros.


A exposição

Os animais exercem muito fascínio sobre as pessoas e, por este motivo, os processos educativos nos zoológicos, associados às exposições de diferentes espécies, possibilitam uma maior interação entre os visitantes e a natureza.
Apesar de serem fundamentais para o equilíbrio do meio ambiente, as serpentes estão envolvidas em diversos mitos e lendas, que criam no imaginário das pessoas um misto de medo e interesse, este fato foi confirmado por meio de avaliações realizadas com os visitantes do Zoológico de São Paulo.
Um trabalho sério, bem estruturado e ético, produzido com ferramentas que informam e sensibilizam os visitantes sobre a verdadeira história das serpentes, pode se transformar numa eficiente estratégia para a conservação do grupo.
Sendo assim, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo juntamente com os seus parceiros, o Museu Biológico do Instituto Butantan e o Museu de Anatomia Veterinária da USP desenvolveram o Projeto Expositivo / Educativo "O Caminho da Serpente".
A exposição tem como objeto principal a apresentação de serpentes brasileiras e exóticas, através de terrários que representam seus habitats naturais, em conjunto com um consistente trabalho educativo, além de uma proposta inclusiva, uma vez que o espaço conta com som ambiente, placas em Braille e piso podotátil que tem por função orientar pessoas com deficiência visual ou com baixa visão.
O tema está focado nas adaptações destes animais e sua importância para o equilíbrio ecológico.
Os terrários simulam ambientes diversos como deserto, mangue, floresta, caverna, um ambiente antropizado (ambiente com a interferência humana) e foram cuidadosamente preparados pelos técnicos do zoológico, para que o visitante possa conhecer não apenas o animal, mas também o ambiente em que ele vive.
 

 

SERVIÇO

Zoológico de São Paulo
Onde:
Avenida Miguel Estéfano, 4241 - Água Funda - São Paulo
Telefone: (11) 5073-0811 / Fax: (11) 5058-0564
Horário de funcionamento: De terça a domingo das 09h00 às 17h00
Preços: R$ 6,00 (crianças de 5 a 12 anos) e R$ 16,00 (acima de 12 anos ).
Grátis para crianças de até 6 anos e pessoas com mais de 60.