Operações da Policia Militar recebem apoio da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia

 O Largo da Matriz sempre foi a menina dos olhos de seus moradores, orgulhosos de terem nascidos na Freguesia do Ó. “Aqui nasci, me criei e hoje estou orgulhosa de ter de volta a paz e a tranquilidade”, conta emocionada a assistente parlamentar aposentada, Maria Clara Bortolin, de 65 anos.
 

Ao lado dos pais, de 90 anos, Maria Clara caminhava tranquilamente de volta a casa, na última quinta-feira, após assistir a missa da noite, na igreja Nossa Senhora do Ó, no Largo da Matriz.
Ela fez questão de fazer uma pausa para elogiar as Operações Tranquilidade Pública e Delegada realizadas pela Polícia Militar (PM) no Largo da Matriz, com o apoio da subprefeitura Freguesia/Brasilândia.
 

“Há tempo, não tínhamos paz. Da janela do nosso apartamento avistávamos jovens bebendo, se drogando, uma tremenda baderna”, emendou o pai Sebastian Bortolin. “Nem conseguíamos chegar à Igreja, de tanta bagunça que os jovens faziam”, acrescentou a mãe, Leonilda.
 

“Amei a volta da Policia Militar e dos fiscais da Prefeitura por aqui. Vocês têm de ficar”, pediu Maria Clara ao sargento da PM, Thiago Tridico, que registrou a solicitação.
 

Operações primam pela qualidade de vida dos moradores

“As operações são de responsabilidade social. Nosso objetivo é resgatar a ordem e o sossego aos munícipes no Largo da Matriz”, disse o subprefeito da Freguesia/Brasilândia, em visita ao Largo da Matriz no último sábado e domingo.

“Estamos fazendo tudo dentro das posturas municipais”, disse.
O subprefeito não mediu esforços, convocou a comunidade, comerciantes e autoridades da região para informá-los da problemática enfrentada, quanto às reclamações feitas na mídia sobre os “pancadões” ocorridos no Largo da Matriz.
 

Após a reunião, os trabalhos de apoio começaram a todo vapor, agentes vistores e de limpeza da subprefeitura já estavam a postos. De quinta a domingo, das 16h à 1h30, um caminhão e uma Kombi da subprefeitura, também ficam por lá.

Para se ter uma idéia, apenas no primeiro domingo, a subprefeitura recolheu um caminhão com 1.750 quilos de lixo. “Era horrível, tanto lixo por aqui, cheiro de urina por todo lado, parecia um monte de delinquentes”, desabafou a secretária Soraya Elis Oliveira, de 24 anos, que mora ao lado do Largo da Matriz.
 

“A situação estava feia. Não dava para sair de casa, nem para ir a uma farmácia. Esses jovens tomavam conta das ruas e calçadas. Além do mais, faziam a porta da casa da gente de motel”, acrescentou sua mãe, Maria do Socorro Santos, de 48 anos. “Agora, faço questão de passar por aqui.”
 

Ambiente melhor

O gerente do Estrela da Matriz, Délcio Dantas, fez questão de dizer que o ambiente melhorou bastante. “Embora o número de clientes tenha diminuído, agora trabalhamos com mais tranquilidade, sem baderna ou violência”. Na casa especializada em porções, que tem um telão interno exibindo shows de samba e sertanejo, o cliente publicitário Rubens Farias, de 26 anos, que estava acompanhado dos amigos André Nunes e Armando Mitsuo, contou havia deixado de frequentar o Largo da Matriz, porque o local tinha se tornado deprimente. “Aos domingos então, era só “pancadão”, som dos carros no último e muita coisa errada”, contou.
 

O local histórico, tombado pelo Condephaat, que já foi ponto de encontro de grandes nomes da cultura brasileira como Vicente Celestino e Nelson Gonçalves e imortalizado nas canções Freguesia do Ó, de Silvio Caldas e Punk da Periferia, de Gilberto Gil, agora volta a ser um espaço tranquilo. Ainda mais com a chegada também da Operação Delegada, desde o dia 22/03, sempre de quinta a domingo, das 17h à 1h, os visitantes terão maior segurança.
 

 Curtir a feirinha de artesanato e de comidas típicas, apreciar as especiarias de locais famosos como Frangó, Bar do Alemão e Empório Nordestino também podem fazer de seu fim de semana é o que recomenda o casal Mário César Gomes e Joana, ambos de 79 anos, que adoraram a iniciativa intersetorial.   “Vocês estão de parabéns. Mudamos para cá em busca de paz e tranquilidade e agora temos”, fez questão de registrar o casal, que morou 30 anos na Vila Romana e escolheram a Freguesia do Ó para viver.
 

Balanço

Já na primeira semana em que a Operação Tranquilidade Pública da PM, contou com o apoio da subprefeitura Freguesia/Brasilândia e outros órgãos, como CET e agentes do Psiu e do Conselho Tutelar, duas pessoas foram presas; dois menores que traficavam drogas foram apreendidos. Também 34 carros e 4 motos foram apreendidos e 65 multas de trânsito aplicadas. Por lá, os trabalhos também foram realizados também pelo policiamento ostensivo, a pé e motorizado, unidades especializadas como o Comando de Choque, que fez o policiamento com cães e pelos comandos de Trânsito e do de Policiamento de Área Norte.