Escolas municipais de SP já podem aderir à Prova da Cidade 2012

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo iniciou nesta quinta-feira (19/4) o período de adesão das escolas à Prova da Cidade 2012. Este ano serão duas edições, uma no primeiro e outra no segundo semestre. As unidades têm até o dia 30 de abril para realizarem a inscrição na 1ª edição e demonstrarem interesse pela 2ª edição da Prova. A adesão à avaliação do segundo semestre será confirmado entre julho e agosto.

 

Este ano, a 1ª edição da Prova da Cidade será realizada nos dias 12 e 13 de junho, abrangendo as áreas de conhecimento de Língua Portuguesa (leitura e produção de texto) e Matemática. A 2ª edição já está marcada para os dias 20 e 21 de setembro, sendo que a prova de Língua Portuguesa não terá produção de texto. As inscrições podem ser realizadas no Portal da Educação.

 

A Prova da Cidade foi criada em 2009 pela Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de oferecer informações para os educadores, como um diagnóstico da aprendizagem, contribuindo para um novo planejamento de rotinas e atividades escolares. Por esse motivo, é o professor de cada unidade que faz a correção da prova, além de permanecer com todo o material na escola para poder discutir sobre as habilidades que os alunos dominam ou não. Os testes são elaborados pelo Núcleo de Avaliação da Secretaria em conjunto com a Diretoria de Orientação Técnica (DOT), o departamento pedagógico da Secretaria.

 

Para criar um parâmetro de resultados, evitando que estes fiquem limitados ao conhecimento da escola, a partir deste ano, a Secretaria de Educação passa a selecionar um grupo de escolas formado por unidades de todas as Diretorias Regionais de Educação e de diferentes níveis socioeconômicos, que digitarão as respostas dos alunos no Portal de Educação. As escolas selecionadas serão informadas ainda este mês pela Secretaria. Os resultados da 1ª Edição da Prova da Cidade deverão ser digitados no período de 14 a 27 de junho.

 

A Prova da Cidade também possui cadernos de provas ampliados (para alunos com baixa visão) e em Braile (para cegos). As escolas, que tiverem matriculados alunos com essas necessidades especiais, deverão informar os quantitativos no momento da adesão. As orientações para a aplicação serão fornecidas no “Guia de Aplicação da Prova da Cidade 2012”, que será disponibilizado no Portal de Educação com três dias de antecedência da aplicação de cada prova.

 

Fonte: Portal da Prefeitura de São Paulo