Milhares de pessoas visitaram a mostra Emagrece Brasil

32 painéis que representaram os trabalhos dos maiores infografistas da atualidade

Mais de 3,5 mil pessoas passaram pela mostra educativa Emagrece Brasil, realizada entre os dias 24 e 30 de março, na Cultura Salvador Ligabue, na Freguesia do Ó, em São Paulo. A exposição itinerante levou ao público o tema “A obesidade pelo olhar da Infografia”, distribuído em 32 painéis, desenvolvidos pelos maiores infografistas da atualidade.

Os visitantes ficaram maravilhados com os trabalhos dos premiados infografistas Luiz Iria, Thiago Lira, Érica Conodera e Robson Quenaselix. Por meio deles, o público de maneira lúdica teve acesso às informações sobre um dos maiores problemas de saúde da população brasileira – a obesidade.

Os painéis foram divididos em cinco estações: A primeira estação tratou do tema: A Jornada de um sanduíche até virar energia, que direcionou informações sobre a importância de uma alimentação sadia na infância. “Hoje em dia as crianças são atraídas pelas lanchonetes e seus lanches não são muito saudáveis”, explicou a nutricionista e diretora de marketing do Núcleo e Saúde da Editora Abril, Andréia Coelho.

A segunda estação trouxe o tema Por dentro da Gordura. Os demais painéis seguiram com os temas Quando você está acima do Peso e A Força dos Exercícios e Os Números da Obesidade no Brasil - Mapa Mundi da Gordura.


O diferencial no lançamento foi a atenção dispensada por Andréia Coelho aos visitantes, que puderam tirar suas dúvidas. “Parabéns à Editora Abril e à Subprefeitura Freguesia/Brasilândia pela exposição Emagrece Brasil. Aprendi e muito com os painéis explicativo sobre o perigo da obesidade e os riscos que ela trás ao corpo humano”, disse a aposentada Fátima Barbosa Ribeiro, de 65 anos. “Agora eu sei da importância em se alimentar bem e não me estressar.”


Já a dona de casa Ligia Maria Pereira de 30 anos, emendou: “Não tinha idéia de como a obesidade causava tantos problemas à saúde, no começo fiquei receosa, mas depois admiti que realmente não podia mais enganar minha saúde e já pensei em uma nova dieta”, emendou.


O subprefeito da Freguesia/Brasilândia, relatou da importância em oferecer espaços para que eventos como esse cheguem à comunidade. “Saúde, esporte, cultura, lazer fazem parte de nossos trabalhos e ajudam a população. A exposição mostrou o quanto é importante cuidar da alimentação, principalmente nos dias atuais.”

Para o supervisor de Cultura da subprefeitura Freguesia/Brasilândia, a Emagrece Brasil trouxe muita informação às escolas e toda a comunidade. “Estamos abertos a esse tipo de trabalho, sempre”. Acrescentou.


Realizada em diversos locais, a Emagrece Brasil tem por objetivo conscientizar a importante da luta contra a obesidade. “Atualmente, mais de 30% das crianças brasileiras estão com sobrepeso ou obesas. A estimativa é que mulheres e homens cheguem a 98% acima do peso. Essa é uma escala alarmante para nós brasileiros. Estamos idênticos aos índices dos americanos. Esse é um problema democrático”, alertou Lucia Helena de Oliveira, diretora e nutricionista da revista Saúde.


De acordo com o médico endocrinologista, Filippo Pedrinola, a exposição trouxe importantes temas e abordou os diferentes problemas causados pela obesidade. “Os painéis foram claros e levou ao público informações sobre a importância de se alimentar bem. É importante obedecer aos três pilares: primeiro a necessidade de se alimentar a cada três horas; depois comer com qualidade – ou seja ingerir proteína, carboidrato e gordura; e, finalmente, em pouca quantidade.”


O Subprefeito, da Freguesia/Brasilândia agradeceu a parceria com a Editora Abril pela mostra. Emagrece Brasil, que vai agora para o prédio da ANVISA, em Brasília.