Defesa Civil da Freguesia/Brasilândia coloca em prática o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC)

Com as áreas de risco mapeadas, a equipe da Defesa Civil já colocou em prática o plano para reduzir problemas que chegam com as chuvas

Em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), a equipe de Defesa Civil da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia fez, em 2011 um mapa das principais áreas de risco em nossa região, ao todo 25, e colocou em prática o Plano Preventivo de Defesa Civil.

Entre as áreas de risco da região estão as das dos córregos Cabuçu de baixo, em toda extensão da Avenida Inajar de Souza; do Bananal que fica paralelo à Rua Firminópolis, Jardim Elisa Maria, Brasilândia (Rua Ilha de Itaparica e Rua do Mestre); do Canivete, à Rua Hugo Ítalo Merigo, Jardim Damasceno, na Brasilândia; e da Onça, na Rua Encruzilhada do Sul, no Jardim Brasília, Brasilândia, divisa com Parada de Taipas.

Agora, os integrantes da equipe fazem vistorias semanais em muitos desses pontos. Assim, podem indicar medidas preventivas antes que o pior aconteça. Eles também contam com a ajuda dos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC), espalhados em todos os distritos da Subprefeitura.

Os integrantes dos NUDECs funcionam como fiscais locais, que dão o alerta para a equipe que fica na Subprefeitura quando surge algum problema na área em que atuam. Além disso, a Subprefeitura também está fazendo algumas ações preventivas, como as obras da Rua Vicente Lazzari, na Brasilândia, onde estão executadas obras de contenção da via pública, reforma da escadaria de pedestre e construção de escadaria hidráulica, para prevenir o risco de escorregamento dos terrenos.

Também vem fazendo trabalho preventivo junto às escolas da região com divulgação de vídeo sobre desmatamento, corte de taludes, construções irregulares e o acondicionamento e descarte inadequado do lixo, através da palestra do programa Lixo no Lixo.