Festas juninas animam Freguesia/Brasilândia neste mês

Tradição é regada de comidas típicas, quadrilha e fogueira

A programação festiva de junho está repleta de atrações na região da Freguesia/Brasilândia. Para os aficionados pela tradição junina, trazida ao Brasil pelos portugueses no período colonial, nada melhor que passear pelos bairros e prestigiar as festividades em que se homenageia São João Batista, São Pedro e Santo Antônio – o santo casamenteiro.

Dentre elas, a Feira das Nações, organizada pela Creche Menino de Jesus, na Rua Antonieta Leitão, 375, de caráter junino, que ocorre nos dias 16/17/23 e 24 de junho, a partir das 12h, perto do Largo da Matriz, na Freguesia do Ó.

Ainda no Largo da Matriz, no dia 24/06, a partir das 10 horas, haverá a Feira das Artes, que trará um cenário junino nas barracas de comidas típicas e show musical.

Já no dia 23/06 haverá a tradicional festa junina da EMEF Érico Veríssimo, das 10h às 17h, na Rua Rafael Alves, 295, Vila Miriam. Por lá, haverá bingo, quadrilha. Na mesma data, na Brasilândia, haverá a festa junina da Creche Imaculada Coração de Maria do Jardim Princesa, à Rua Antonio Susine, 19, das 14h às 18h, e a festa junina da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da Comunidade Espírito Santo, à Rua Carlos da Costa Carvalho, 209, Jardim Ondina.

Nos dias 23 e 24 de junho, a Paróquia Imaculada Coração de Maria, à Rua Jaraqui, 148, Jardim Recanto, faz a festa das 16h a 1 da manhã.

Não se deve perder a Festa Junina, no dia 29 de junho, das 14h às 17h, organizada pelo Fórum da Melhor Idade da Freguesia/Brasilândia/Casa Verde, na Casa de Cultura Salvador Ligabuê. Por lá, cerca de 150 pessoas participarão do Bailão Sertanejo, que será encerrado com a tradicional quadrilha. Além de muitos comes e bebes levados pelos próprios grupos da região.

No dia 30/06 e 07/07, a partir das 16 horas, haverá a festa junina da Sociedade Recreativa e Cultural Iracema Meu Amor, a partir das 16 horas, na Rua dos Morgados, final da Avenida Ministro Petrônio Portela.

Segundo o supervisor de Cultura,  há mais de 50 outros pontos do ciclo festivo na região, dentre elas paróquias, escolas, creches e em ruas, como a festa que os moradores da Travessa Teixeira, no final da Avenida Ministro Petrônio Portela, Vila Cruz das Almas, Freguesia do Ó, organizaram para as crianças.

Por lá, será colocada na rua uma grande mesa, com vários tipos de comidas típicas como pamonha, cural, milho verde, pipoca, canjica, quentão. Também terá uma fogueira para iluminar a festa, que será das 17h a 1 manhã.