De 02 de janeiro ao fim de março foram retirados mais de 1,5 toneladas de detritos, materiais diversos, areia e terra dos córregos

A Operação Antienchente lançada em 2 de janeiro, pela Subprefeitura Freguesia/Brasilândia trouxe bons resultados às comunidades locais. Tanto que, apesar das chuvas, a região de cerca de 480 mil habitantes, não registrou alagamentos.

De janeiro ao fim de fevereiro, as equipes realizaram limpeza em bocas de lobo, ramais, galerias de águas pluviais e em córregos. Os serviços foram executados das 7h às 16h, em diversas ruas e córregos da região.

“Foi um procedimento emergencial, que criamos. A orientação foi trabalhar de maneira pró ativa para evitar transtornos, que poderiam ser causados face às chuvas de verão”, explicou o subprefeito. Ele conta que a região da Freguesia/Brasilândia tem cinco bacias hidrográficas - dos Córregos Itaguaçu; do Bananal; Verde; Rios das Pedras e Cabuçu de Baixo – sendo mais de 28 km distribuídos em 42 córregos - cinco deles canalizados; além de dois piscinões: o do Bananal e o do Rio das Pedras (Pretinha). “Com tudo isso, o último alagamento foi registrado foi em 2011”, acrescenta o subprefeito.

Números

De 02 de janeiro a 28 de março, a Subprefeitura Freguesia/Brasilândia realizou a limpeza em cerca de 2.700 bocas de lobo, em 9 mil metros lineares de ramais, em 540 poços de visita. Além de ter recolhido 150 toneladas de entulhos desses locais.

Córregos

Nestes três meses de trabalho, as equipes também percorreram mais de 101,4 mil metros quadrados de córregos da região, de onde retiraram manualmente cerca de 300 toneladas de materiais entre eles objetos como móveis e madeiras. E 1,2 mil toneladas de detritos, areia, terra e entulho por meio de limpeza mecanizada.

“Apesar do fim do período de chuvas, as equipes de limpeza continuam realizando a manutenção do Plano Antienchente, desta forma manteremos todo o sistema de drenagem limpo e evitaremos transtornos, visando a melhoria da qualidade da vida da população”, acrescenta o subprefeito.