Romaria de Cavaleiros tem recepção especial na Casa de Cultura Salvador Ligabue

Solenidade de encerramento do XVII Revelando São Paulo tem início, pela primeira vez em 17 anos, na Casa de Cultura Salvador Ligabuê

Romaria de Cavaleiros, que encerra o Revelando São Paulo - tradicional Festival da Cultura - teve início pela primeira vez, em 17 anos, na Casa de Cultura Salvador Ligabue, na Freguesia do Ó, a convite do subprefeito da Freguesia Brasilândia. Nem a chuva de domingo, dia 22, impediu o sucesso do evento que contou ainda com a concentração dos Romeiros da Cavalgada, ao lado da Igreja da Matriz, no Largo da Matriz, na Freguesia do Ó.

Dezenas de pessoas prestigiaram a solenidade, aberta pelo subprefeito orgulhoso em receber aqui os Romeiros. Freguesia é tradicional pelas festas culturais e este evento faz parte de nossa tradição. Fico muito feliz em poder participar e incentivar a preservação de eventos culturais como este e o da Festa do Divino e a Festa da Cruz”, disse ao lado do supervisor de Cultura, e do diretor administrativo-financeiro e da Assessora Institucional da Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, Luiz Carlos Vinha e Carla Fatio.


.

Personalidades como prefeito de São Roque, Daniel Costa, representantes das comitivas de Cavalaria da Freguesia do Ó, Praia Grande, Santo Amaro e Jundiaí e o editor do Jornal dos Romeiros, Wladimir Agmont, também estiveram na solenidade aberta, com café da manhã e missa de bênçãos aos Romeiros, celebrada pelo vigário da Paróquia Nossa Senhora da Ó, Márcio Príncipe.

.

Houve entrega de certificados às Romarias pela participação e história, como a Romaria de Jundiaí, que completou 95 anos. Também cerca de 30 mulheres, foram homenageadas pelos artesões da Feira das Artes.

Cortejo

Um grupo, composto por 28 cavalos e sete charretes partiu em cortejo por 14 km do Largo da Matriz em direção Parque do Trote, à Rua Chico Pontes, 1.500, Vila Guilherme, onde houve o Encontro de Romeiros. Por lá, foi realizado o encerramento da XVII Edição do Revelando São Paulo.

O cortejo contou com o apoio da Subprefeitura, da CET e da Polícia Militar.

 50 anos do Revelando São Paulo

 A XVII Edição do Revelando São Paulo foi sucesso. Cerca de 750 mil pessoas passaram pelo Revelando dentre os dez dias do evento, entre os dias 13 e 22 de setembro.

 O Festival reuniu representantes de 186 municípios, que expuseram toda a tradicional cultura de raiz, de suas localidades, na representação de sua culinária, artesanato e manifestações de palco.

 O Revelando São Paulo tem por objetivo expandir a riqueza das manifestações tradicionais e culturais, que permanecem vivas na maioria dos 645 municípios do Estado de São Paulo, bem como, fomentar e estimular a pesquisa sobre o patrimônio da cultura material e imaterial do Estado de São Paulo, no resgate de sua memória.

 Revelando São Paulo é um programa do governo do Estado de São Paulo e produzido pela Organização Social Abaçai Cultura e Arte, que completa 40 anos. Criado pelo diretor Cultura da Abaçai, Toninho Macedo, chega a sua 50º Edição, no Estado.