Prefeitura de São Paulo inicia pagamento do Bolsa Primeira Infância

Cerca de 1.900 famílias serão atendidas com valor de R$ 200,00 por mês. Benefício já está disponível para as famílias cadastradas no Banco do Brasil.

 A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta sexta-feira (27) o pagamento do programa Bolsa Primeira Infância,que destinará o benefício mensal de R$ 200,00 para famílias em situação de vulnerabilidade social, com crianças entre 0 e 3 anos que aguardam uma vaga nas creches municipais.

Os beneficiários não precisam fazer nenhuma inscrição. Eles foram identificados conforme o cadastro do CadÚnico e a inscrição por uma vaga em creche ainda não atendida. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está enviando mensagem de texto para os contatos cadastrados informando a disponibilização do benefício e qual a agência mais próxima para que a família faça o saque. É necessário apresentar um documento com foto para a identificação nos caixas para que seja pago o valor de R$ 200,00, por criança que aguarda a vaga na creche. O benefício será suspenso imediatamente após a disponibilização da vaga.

Em janeiro, as famílias receberão novo comunicado da Secretaria Municipal de Educação para comparecerem aos cursos de formação e para que seja verificada a carteirinha de vacinação das crianças.

“O Bolsa Primeira Infância é uma garantia de que vamos chegar até aquelas crianças que a família ainda não matriculou para uma vaga em creche. Com esse benefício, o atendimento da população mais vulnerável está garantido”, afirma o secretário municipal de Educação, Bruno Caetano.

Os detalhes e informações sobre o programa também estão disponíveis no: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?conteudo=3288 . Por telefone, as informações podem ser obtidas pela Central 156.

Quem está apto para receber o Programa Bolsa Primeira Infância

1º - Não ter conseguido atendimento em nenhum CEI e/ou rede filantrópica;

2º - Fazer parte do CADÚnico (alta vulnerabilidade);

3º - Manter a carteirinha de vacinação da criança atualizada;

4º - Participar das atividades bimestrais das orientações da parentalidade.

 

Gestão da Educação Infantil

Além do trabalho para atendimento das famílias, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, investiu em mudanças estruturais para a contratação dos CEIs conveniados.

A Secretaria da Educação aumentou as exigências após descredenciar 116 CEIs e suas mantenedoras que apresentaram problemas no recolhimento de encargos trabalhistas de seus funcionários. O trabalho foi feito de tal maneira que causasse o mínimo transtorno às famílias atendidas.

Para ampliar a proposta, a Secretaria de Educação lançou neste ano um portal, que permite às pessoas no município fazer sua oferta de um imóvel que poderá abrigar um CEI, mediante aprovação da Secretaria Municipal de Educação.

Para isso, é só acessar https://imoveis.sme.prefeitura.sp.gov.br/ e cadastrar um imóvel, preferencialmente nas regiões ali apontadas como locais que existe a necessidade de contratação de vagas