Dia 23 sábado, tem Cata-bagulho na Vila Monumento

Objetivo da operação é buscar e encaminhar materiais em desuso e evitar que sejam jogados em córregos ou em pontos viciados de entulho provocando enchentes no período de chuva

A Subprefeitura Ipiranga realiza nova Operação Cata-bagulho pelas ruas da Vila Monumento no sábado (23), das 08h00 às 11h00, 

Durante a operação cata-bagulho os caminhões passam pelas ruas de alguns bairros recolhendo o que foi colocado na calçada pelos moradores. Os moradores deverão colocar nas calçadas móveis velhos, restos de madeira, colchões, pneus, ferros, eletrodomésticos e outros objetos sem utilidade. Lixo orgânico, restos de construção, materiais tóxicos, resíduos industriais e materiais de jardim e poda não são recolhidos pelas equipes. Só este ano, em 18 operações realizadas foram recolhidas 433, 85 toneladas

Na região do Ipiranga, Cursino e Sacomã, a subprefeitura faz os serviços de varrição de ruas, limpeza de bueiros, reforma de galerias, limpeza de córregos além do recolhimento de materiais e entulho em geral.

Os caminhões circularão pela área abrangente entre as avenidas do Estado, Dom Pedro I e Teresa Cristina e ruas Ary Cajado, Tabor e dos Sorocabanos.

Caso a rua onde a pessoa mora não esteja na área contemplada, é necessário procurar um Ecoponto. No local, funciona o posto de entrega voluntária que recebe os mesmos materiais que o Cata-bagulho recolhe, incluído sobras de entulho e restos de poda de árvores.

Na região do Ipiranga existem os Ecopontos Tereza Cristina e Santa Cruz. Cada pessoa pode entregar no local o equivalente ao volume de uma caixa-d’água de mil litros. O serviço é totalmente gratuito e os materiais devem estar ensacados.

O objetivo do Cata-bagulho é evitar a descarga clandestina de materiais de grande porte e melhorar a limpeza urbana dos bairros. A subprefeitura pede à população que colabore não jogando o lixo na rua contribuindo para melhorar o meio ambiente e amenizando os problemas de enchente. O descarte irregular de entulho é crime com punições de multa de R$ 12 mil ou até mesmo pena de reclusão, que varia de 01 a 05 anos.

 

Endereços do Ecopontos:

Ecoponto Santa Cruz

Rua Santa Cruz, sob Viaduto Santa Cruz

Telefone: 5061-8870
Horário: segunda a sexta, das 08h00 às 17h00

 

Ecoponto Tereza Cristina

Rua Tereza Cristina, 8.000 (esquina av. Estado)

Telefone: 2215-9960

Horário: segunda a sexta, das 08h00 às 17h00