Cata-bagulho retirou mais de 500 toneladas de materiais das ruas do Ipiranga e região

Em 22 operações realizadas este ano, Subprefeitura Ipiranga recolheu materiais inservíveis nos três distritos

Durante o ano de 2010, equipes do cata-bagulho da Subprefeitura Ipiranga percorreram cerca de 40 bairros, durante as 22 operações, que foram realizadas quinzenalmente. Ao longo deste ano, foram retiradas 506,540 toneladas. No último trimestre, regiões consideradas críticas, tiveram uma operação extra para que a população tivesse chance de descartar legalmente, os materiais inservíveis que, quando jogados nas ruas ou em córregos e terrenos, entopem bueiros, provocando alagamentos.
 

Nas operações cata-bagulho, os moradores podem deixar nas próprias calçadas móveis velhos, restos de madeira, colchões, pneus, ferros, eletrodomésticos e outros objetos.
 

Os caminhões só não recolhem lixo orgânico, restos de construção, materiais tóxicos, resíduos industriais e materiais de poda e jardinagem.
As operações cata-bagulho têm como objetivo evitar que seja feito o descarte clandestino de objetos nas vias da capital paulista e melhorar a limpeza dos bairros. Jogar entulho e outros objetos em locais públicos é crime, punido com multa de R$ 12 mil.
 

Além dessas operações, a população conta com os Ecopontos, existentes em toda a cidade. São locais que recebem, gratuitamente, os mesmos materiais recolhidos pelo cata-bagulho, além de sobras de entulho e restos de podas de árvores. Cada pessoa pode entregar nos Ecopontos o equivalente ao volume de uma caixa d’água de mil litros, por dia. Os materiais devem estar ensacados.
 

Na região da Subprefeitura Ipiranga existem dois locais:
Ecoponto Santa Cruz
Rua Santa Cruz, sob Viaduto Santa Cruz
Telefone: 5061-8870
Horário: segunda a sexta, das 8h00 às 17h00
Ecoponto Tereza Cristina
Rua Tereza Cristina, 8000 (esquina av. Estado)
Telefone: 2215-9960
Horário: segunda a sexta, das 8h00 às 17h00