Equipe de limpeza urbana trabalhará no combate à dengue

Campanha “Todos Juntos contra dengue, zika e chikungunya” capacitará 20 mil trabalhadores para conscientização da população e eliminação de criadouros do Aedes aegypti

Os 20 mil trabalhadores de limpeza urbana e da coleta domiciliar da capital se uniram nesta quinta-feira (14) à luta contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de dengue, zika e chikungunya. A equipe atuará nas ruas da capital com foco na conscientização da população e na eliminação de criadouros. Para reforçar a ação, 24 caminhões de lixo circulam em toda a cidade com comunicação visual da campanha “Todos Juntos contra dengue, zika e chikungunya”.

A iniciativa é uma parceria das secretarias municipais de Saúde e de Serviços com o Siemaco - entidade sindical da área de limpeza urbana. A ação foi iniciada com a capacitação de cerca de 1.200 trabalhadores, realizada no Ginásio Poliesportivo do Estádio do Pacaembu, na região central. 

A mensagem de prevenção e de conscientização também circulará pela Capital em 24 caminhões de coleta de lixo com comunicação visual da campanha, e os profissionais de limpeza irão distribuir panfletos com orientações à população. 

Para integrar todos os profissionais da limpeza urbana na campanha, 100 trabalhadores das empresas Soma, Inova, Loga e EcoUrbis foram capacitados como multiplicadores pela coordenadoria geral das ações de controle do Aedes aegypti, da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA).