Passagem B, no Heliópolis, faz parte do programa Adote Uma Praça

Região também é contemplada pelas ações do programa Transformando Vidas

A "passagem B", no Heliópolis, foi integrada ao programa "Adote Uma Praça" em 18 de janeiro de 2019, passando a ser o nono local adotado na região. A praça abrange a confluência das ruas Mariano e João Lamas e a vigência do termo de adoção é de 36 meses.

O programa “Adote Uma Praça” foi implantado em fevereiro de 2017, com o objetivo de aumentar a conservação de áreas verdes na capital e desburocratizar os processos de adoção ao permitir que empresas, entidades e cidadãos possam cuidar  de áreas públicas do município, como o serviços de manutenção e execução de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas. Em troca, a pessoa ou empresa pode expor seu nome ou marca no local.

A adoção da praça pela comunidade e a ONG Árvore da Vida, no entanto, não foi o único movimento que possibilitou o início dos trabalhos de revitalização e conservação do local. O projeto Transformando Vidas, da Sodimac em parceria com a Triciclos, que tem foco na redução da geração de resíduos, atraiu e continua atraindo voluntários engajados em contribuir para a melhoria do espaço.

A adoção de espaços públicos, porém, não é novidade. Durante a gestão de Mário Covas no município (1983-1985), o projeto para a recuperação de praças plantou, em dois anos, mais de 100 mil árvores por meio de parcerias com entidades privadas. Já na época, as empresas eram responsáveis pela conservação do verde em áreas públicas em troca de publicidade. Ao todo, 346 organizações aderiram às parcerias, beneficiando 1,3 milhão de metros quadrados. 

Acesse aqui a relação de praças e áreas verdes da Subrefeitura Ipiranga