Audiência pública sobre proposta do plano cicloviário movimenta Subprefeitura Ipiranga

Auditório da regional foi sede da discussão para a região Sul 1

Na noite da última segunda-feira (24), a Subprefeitura Ipiranga recebeu audiência pública para tratar do plano cicloviário da Capital e contou com a participação de ativistas, munícipes e servidores públicos engajados com a causa. Cerca de 40 pessoas se reuniram no auditório da regional, onde puderam expor suas impressões e necessidades sobre o tema.

A audiência da Região Sul 1, formada por Ipiranga, Jabaquara e Vila Mariana, objetivou a apresentação das ciclovias sob o entendimento de que, atualmente, as bicicletas deixaram de ser uma opção de lazer para tornarem-se um meio de transporte, e as ciclovias um viário necessário, que deve conectar origens e destinos de maneira segura.

O Plano de Metas para o Biênio 2019/2020 prevê a implantação de 173 quilômetros e 350 metros de infraestrutura cicloviária voltados para conexões da malha existente, além da requalificação de 310 quilômetros e 600 metros de ciclovias e ciclofaixas existentes na cidade, com investimento/custeio de R$ 325 milhões. A expectativa é que até 2028, a Capital alcance 1,8 mil quilômetros de infraestrutura cicloviária.

Para a região administrada pela Subprefeitura Ipiranga, foram sugeridas ciclovias para a Av. Dom Pedro; e as ruas Moreira e Costa, Lucas Obes e Juntas Provisórias; além do Complexo Viário Maria Maluf. Já para ciclovia existente na região do Moinho Velho, foi solicitada a reavaliação de sua existência.