Subprefeitura Ipiranga passa a coletar lixo eletrônico

Iniciativa permite o descarte de aparelhos celulares, televisores, computadores, entre outros objetos

A Subprefeitura Ipiranga começou, na última segunda-feira (1), a coletar aparelhos eletroeletrônicos inutilizados, em parceria com a empresa Coopermiti, para fornecer o destino adequado aos inservíveis.

Na entrada da Subprefeitura, na praça de atendimento, Rua Lino Coutinho, 444, encontra-se uma caixa para que os munícipes depositem celulares, computadores, notebooks, secadores, impressoras, telefones, televisores, câmeras fotográficas, micro-ondas, fones de ouvido, entre outros, que depois de coletados passarão por triagem e serão destinados à reciclagem.

O material depositado na caixa deve ter as medidas de até 50X60 centímetros e pode estar inteiro ou em parte (desde que não sejam cortantes ou esteja vazando). Todos os dados que estão no aparelho são destruídos, o que impede o acesso e a recuperação das informações contidas no dispositivo.



Caixa para depósito de lixo eletrônico

 

Por que a coleta de eletroeletrônicos inservíveis é importante?

De acordo com estudo realizado pela Universidade das Nações Unidas, em conjunto com a União Internacional das Telecomunicações, em 2017, foram gerados 44,7 milhões de toneladas de resíduos eletroeletrônicos em todo o mundo. Toda essa quantidade de lixo eletrônico causa problemas ambientais para a saúde, principalmente por liberarem substâncias tóxicas que estão presentes em sua composição, como chumbo, mercúrio, berílio etc.

Outro sério problema causado pelo descarte irregular de eletroeletrônicos é a decomposição, porque esses equipamentos geralmente possuem grande quantidade de vidro, plástico e metais, ou seja, materiais que levam muito tempo para se decomporem.