Trabalho: Praças Mais Cuidadas completa um ano no Parque da Independência

Atividades voltadas para dependentes químicos em recuperação, o programa atua com uma turma de 20 beneficiários

De Secretaria Especial de Comunicação


Este mês completou um ano que o Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, Zona Sul, passou a contar com 20 beneficiários do Programa Operação Trabalho – POT Praças Mais Cuidadas, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo. No local, a equipe é responsável pela zeladoria da área com atividades de higienização e limpeza dos espaços comuns.

“Esta iniciativa procura conceder atenção especial às pessoas em vulnerabilidade social e visa a reinserção no mercado de trabalho, melhorando a empregabilidade na cidade de São Paulo. Outro aspecto é contribuir no processo de recuperação da vida social, uma ação paralela ao trabalho de outros órgãos como o da Secretaria de Saúde, que atua em outros aspectos junto aos dependentes químicos”, afirma a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A equipe iniciou as atividades no parque em 2018 com 16 dependentes químicos encaminhados pelo RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) e centros de acolhida da região do Ipiranga e depois passou por ampliação para as atuais 20 pessoas.

Para integrar as atividades do POT, os beneficiários obrigatoriamente precisam morar na cidade de São Paulo há no mínimo dois anos. Além disso, devem estar desempregado com mais de quatro meses, não receber seguro-desemprego e ter uma renda familiar igual ou inferior a meio salário mínimo. Os integrantes contam com uma bolsa no valor de R$ 698,46 por mês, e trabalham quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira.