Dos corredores da Sub Itaim Paulista para o mundo da música erudita

O cantor Vinicius Costa voltou para a Subprefeitura e lembrou o início de sua trajetória na região

 
De férias no Brasil, o jovem e talentoso cantor barítono erudito Vinicius Costa, de 24 anos de idade, retornou ao seu lugar de origem para recordar bons momentos. Como antigo munícipe do Itaim Paulista, ele considera o distrito como sua “segunda casa”, principalmente por ter vivido muitos anos de sua vida na região. Recebido pelo subprefeito, Gilmar Souza Santos, ele contou que viveu a infância e adolescência circulando as dependências do prédio da Subprefeitura Itaim Paulista quando vinha visitar sua tia, a funcionária pública Iranilda Mathias. E foi nessas idas e vindas ao trabalho da dona Iranilda que tudo começou: ela percebeu o talento musical do sobrinho e o inscreveu no Projeto Guri do CEU Vila Curuçá.

Pela oportunidade do projeto oferecer ensino musical gratuitamente, Vinicius Costa disse ser grato pela iniciativa da dona Ira, como é conhecida, e considera o programa sociocultural como ponto essencial ao apresentar a música clássica aonde não costuma chegar, principalmente nas comunidades das periferias da cidade de São Paulo. “Costumo dizer que eu ainda estaria perdido na vida se minha tia não tivesse me encaminhado para esse projeto existente no Itaim Paulista, pois me introduziu e me mostrou que a música não é só arte, existe um mercado do qual eu posso tirar o meu sustento, daquilo que eu amo fazer, que é a música", contou Vinicius.

A trajetória do cantor é admirável. Ele disse que ingressou no Projeto Guri quando tinha 12 anos de idade, inicialmente para estudar instrumento de sopro. Porém, em uma cantoria dentro do banheiro da escola, uma professora do projeto escutou o ecoar da voz de Vinicius, percebeu o potencial e logo direcionou o então garoto para o estudo de canto. Depois disso, a história dele não parou de brilhar ao se capacitar e entrar na Escola Municipal de Música de São Paulo, integrar o Coro Jovem da Cidade de São Paulo, ingressar no Coral Acadêmico da OSESP e, em seguida, participar dos festivais de Música em Trancoso (distrito baiano do município de Porto Seguro) que, através de audição feita no Ópera Studio do Theatro Municipal de São Paulo, agora amplia a experiência acadêmica na Europa com o mestrado na Universidade de Ciências e Artes Aplicadas FHNW, em Basiléia, Suiça.

Vinicius Costa serve como inspiração e esperança para muitos jovens que buscam a arte como perspectiva de vida. "Devo tudo a esse início musical que tive no Itaim Paulista. Eu digo que a música tem um poder de transformação muito grande, principalmente quando ela alcança as periferias. Porque ela, além de ser ferramenta de expressão muito grande em muitas pessoas que precisam mais do que palavras para se expressar, é também uma forma de você se sentir parte de algo, uma parte importante de algo, de algo bonito, de algo grandioso e isso também é o que muitos jovens da periferia de São Paulo precisam se sentir importantes, não apenas alguém, não só um número, mas uma pessoa que faz diferença e a música tem esse poder", define o barítono de origem do Itaim Paulista.

 Texto: André Lossio 

 Foto: André Lossio 

 Foto: André Lossio

 

Foto: Mozarteum