Parques da capital serão reabertos com medidas de restrição a partir da próxima segunda-feira (13/07)

Reabertura gradual irá contemplar, inicialmente, 70 dos 108 parques municipais; não será permitida a prática de atividades coletivas

A Prefeitura de São Paulo irá reabrir 70 (59 urbanos, 5 naturais e 6 áreas de preservação) dos 108 parques municipais, a partir da próxima segunda-feira (13/07), com horário reduzido e medidas de restrição. O anúncio dos protocolos para reabertura foi feito pelo prefeito Bruno Covas durante coletiva de imprensa on-line, e o decreto autorizando a reabertura será publicado no Diário Oficial de sexta-feira (10/07).

Segundo o prefeito Bruno Covas, os parques deverão funcionar de segunda a sexta-feira e com 40% de sua capacidade. “Nós teremos controle na entrada dos parques, será obrigatória a utilização de máscara e os bebedouros estarão fechados por orientação da Vigilância Sanitária. Os permissionários que funcionam dentro dos parques também poderão voltar a funcionar respeitando os protocolos de atendimento”, explicou Covas.

Para os parques atendidos nesta etapa, os horários de funcionamento serão diferenciados: abrirão das 10h às 16h, de segunda a sexta. Apenas os parques Ibirapuera e do Carmo terão horário diferenciado, das 6h às 16h. Também serão reduzidos os portões de acesso e a reabertura contempla apenas os dias da semana: todos serão fechados nos fins de semana, para evitar aglomerações.

O protocolo, elaborado por técnicos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), define regras claras para o cumprimento das leis vigentes durante a pandemia, restringindo o uso dos parques para evitar aglomerações. Assim, atividades físicas como caminhada, corrida, trilha e ciclismo (conforme a estrutura de cada unidade) estarão liberadas, respeitado o uso de máscara e o distanciamento social.

Qualquer outra atividade que promova aglomeração está temporariamente suspensa, como eventos e esportes coletivos (uso de quadras e campos) e entrada de equipamentos para essa prática. Nesta etapa, os parquinhos e equipamentos de ginástica também serão restritos. Já os sanitários permanecerão abertos.

Para melhor controle físico nos parques, haverá restrição no número de portões de acesso, sinalização de piso em áreas que promovam fila para o cumprimento do distanciamento social e reorganização das áreas de consumo de alimentos das lanchonetes, conforme protocolos setoriais.

As regras de higiene vão além do uso de máscaras: será disponibilizado álcool em gel 70% para higienização das mãos e, nos espaços com sanitários abertos (caso dos parques Ibirapuera e Carmo), haverá sabão líquido. Nesses parques, a limpeza dos sanitários será intensificada. Em alguns parques que possuem áreas gramadas, há projeto de marcação para que o distanciamento social seja cumprido. Alguns deles receberam o recurso, como o Ibirapuera, Carmo, Burle Marx e Povo, com auxílio da iniciativa privada.

A SVMA também promoverá a contagem de frequentadores, observando dias e horários de maior e menor fluxo, ocorrências ou notificações de casos suspeitos ou confirmados de trabalhadores (servidores ou terceirizados) e análise do cumprimento desse protocolo para avaliar a ampliação do funcionamento dos parques. Além da divulgação na imprensa e comunidades, foram providenciadas faixas que resumem as regras deste protocolo, para que os usuários frequentam os parques de forma consciente.

De acordo com a SVMA, segue abaixo a relação dos parques abertos e fechados localizados na jurisdição da Subprefeitura Itaim Paulista: 


Parque Santa Amélia - ficará aberto das 10h às 16h 
Chácara das Flores - ficará aberto das 10h às 16h 
Parque Central do Itaim - fechado
Parque das Águas - fechado
Parque Ecológico Chico Mendes - fechado

Vale lembrar que nesse novo período nenhum parque abrirá aos finais de semana. O uso de máscara e distanciamento também serão obrigatórios.

Saiba mais de quais outros parques da cidade estarão abertos e fechados no site da SVMA https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/noticias/?p=300204