Costurando o Futuro do Itaim Paulista

Da parceria entre a Prefeitura de São Paulo, Senai, Sebrae, EACH USP Leste – Universidade de São Paulo e Singer do Brasil, foi lançado no final de abril, o “São Paulo Costurando o Futuro”, um projeto desenvolvido especificamente para as comunidades da zona leste da capital, que pretende qualificar sete mil pessoas na área de confecção de diversos tipos de vestuário, além de mão-de-obra para manutenção de máquinas e acessórios para confecção, assistindo às mais de mil empresas participantes do projeto.

A capacitação para costureiros será feita em oficinas-escolas. O projeto terá duração de 40 meses. Serão sete cursos de 100 horas, divididas em quatro horas/aulas diárias, para turmas de 16 alunos. As primeiras oficinas começam a funcionar em Itaquera, Cidade Tiradentes e Itaim Paulista, capacitando 192 trabalhadores e auxiliando 180 empresas assistidas pelo curso de empreendedorismo do Sebrae. No final, os participantes serão certificados como operador de máquina de costura.

A iniciativa do “São Paulo Costurando o Futuro” vem de encontro aos objetivos da Câmara de Animação Econômica da Subprefeitura Itaim Paulista, um projeto de geração de trabalho e renda, catalisador de políticas públicas, que busca dar suporte sistêmico aos nano-empreendedores e visa o desenvolvimento local.

“Entre tantos, alguns de nossos objetivos são ampliar a oferta dessa mão-de-obra, qualificar adolescentes e desenvolver o senso de cidadania, com o estímulo para a elaboração de projetos autônomos. Pretendemos ainda estimular o cooperativismo, a formação de grupos profissionais e a criação de micro e pequenas empresas”, falou o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho.

Serviço:
A Subprefeitura Itaim Paulista em breve divulgará o período e local para as inscrições. Ainda esse ano, as aulas serão estendidas a Ermelino Matarazzo, Guaianases, São Miguel Paulista e São Mateus.