A Subprefeitura e a Saúde Pública

Diante da solicitação de uma comissão de moradores e por questões de saúde pública, a Subprefeitura Itaim Paulista reuniu os serviços da Defesa Civil, Departamento Jurídico, Coordenação de Projetos e Obras, Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, e com o apoio da Supervisão de Saúde, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), e da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS), realizou neste mês de maio, operação limpeza em uma residência do Jardim Robrú, retirando 3,7 toneladas de lixo e entulho através de dois caminhões e apoio de doze homens.

Com a devida autorização da filha Rosana Alves, a Subprefeitura realizou a limpeza no quintal e na residência de sua mãe e, em seguida realizou a lavagem do local utilizando o caminhão LEEP. “Era dessa ajuda que eu estava precisando, não estava dando conta de retirar tudo o que minha mãe juntava”, agradeceu. Rosana é uma das filhas da Maria, que mora sozinha e acumulava restos de lixo da rua dentro de casa, convivendo neste meio com os seus animais de estimação.

Paciente do CAPS Adulto do Itaim Paulista, o laudo médico da Maria informa: “Paciente com queixas de alucinação e delírios. Transtorno emocional de associação paterna”. Já há algum tempo, os agentes comunitários da Unidade Básica de Saúde Jardim Robrú, tentavam convencer a Maria, a retornar para o tratamento, o que não aconteceu, e a situação, foi apertando e ficando difícil para todos, porque o lixo se acumulava, o mau cheiro exalava, e os ratos proliferavam no local.

Com a intervenção da Subprefeitura, agora, a vizinhança conta com área limpa, a Maria está sob a responsabilidade das filhas, e com acompanhamento das assistentes sociais do CRAS.


Serviço:
Caso Parecido
O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) provocou uma corrida a consultórios após ser diagnosticada. Chama-se síndrome de Diógenes e foi diagnosticada na espanhola Violeta Martinez Rodriguez, 80 anos. Ela conseguiu acumular toneladas de lixo durante 18 anos num sobrado no Itaim Bibi, Zona Oeste de São Paulo.


Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
Fonte: Veículo: Correio Braziliense
Seção: Brasil
Data: 09/09/2006
Estado: DF