Oficina de Construção do Plano Municipal de Educação Ambiental de São Paulo

Encontro aconteceu com atividades dinâmicas para refletir sobre os impactos no meio ambiente na região do Itaim Paulista e Vila Curuçá

O que você faz para promover boas práticas para um meio ambiente saudável?

Esse foi um dos assuntos discutidos na Oficina de Construção do Plano Municipal de Educação Ambiental de São Paulo que aconteceu nesta quinta-feira (05), no auditório da Subprefeitura do Itaim Paulista. A Oficina de Sensibilização e Cocriação teve como objetivo saber os pensamentos, desafios e oportunidades da população para construir uma cidade mais saudável, equilibrada e respeitosa com todas as formas de vida.

Os presentes discutiram sobre muitas questões importantes, entre elas como os principais temas da política de educação ambiental acontecem nos locais onde moram, quem faz ou pode viabilizar a educação ambiental, como podem ou tem sido resolvidos os conflitos e desafios socioambientais apontados. Além disso, os assuntos escolhidos para serem abordados foram uso e ocupação do solo; planejamento da mobilidade humana e dos transportes; riscos tecnológicos, geológicos, hidrológicos e climáticos; gestão dos resíduos sólidos; cobertura vegetal; minimização da poluição sonora, do ar, da água e do solo. Várias situações foram apontadas, como a dificuldade de pessoas com mobilidade reduzida, a necessidade de mais áreas verdes e seguras para andar de bicicleta - assim como soluções inteligentes - como a criação de mais ecopontos, tratamento de esgoto e a melhora do projeto Cata-bagulho.

A educação ambiental é um exercício diário. Não basta apenas ouvir e falar, é necessário fazer. É algo naturalmente mais difícil de conscientizar as pessoas, pois não é apenas uma mudança de concepção e sim de mentalidade, comportamento e postura.