Subprefeito do Itaim Paulista faz balanço de nove meses de gestão

Prestação de serviço aos munícipes, histórico de atividades, obras e compromissos realizados pela Subprefeitura entraram na pauta

Em entrevista concedida a um veículo jornalístico local, na manhã de (17/9), o subprefeito do Itaim Paulista e Vila Curuçá prestou contas do trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos nove meses no cargo. Varrição de ruas, operação tapa buracos, limpeza de bueiros e córregos como prevenção às enchentes antes do período intenso de chuvas que se aproxima, o cuidado com a padronização das áreas verdes para que sejam classificadas como praças, reforma dos passeios públicos com asfaltamento e recapeamento de ruas e avenidas são alguns dos projetos e ações focados em melhorias à região.

Além dos trabalhos citados, o subprefeito divulgou outros projetos concluídos e alguns que estão em andamento. É o caso da construção do primeiro minhocário da região com a finalidade de conscientizar a população acerca do desperdício e reaproveitamento de alimentos para a produção de adubo natural, através da criação de minhocas. O viveiro será concluído no final do ano.

Subprefeito adiantou ainda que, mais 38 zeladores de praça já foram contratados, totalizando 80 cuidadores responsáveis por zelar 137 praças do Itaim e Vila Curuçá, 33 delas foram revitalizadas e entregues à população. Todos os zeladores recebem, ao término do contrato de trabalho, curso de jardinagem, o que colabora na obtenção de um novo emprego futuramente. Ele sinalizou a importância dessa mão de obra, reconhecendo aqueles que se predispõem a participar do projeto de revitalização das áreas verdes.

Reforma dos passeios públicos com asfaltamento e recapeamento de ruas e avenidas com investimento na padronização das praças do bairro marcaram seus 270 dias frente à Subprefeitura.

Obras mais cara entraram na pauta. Entre elas, a construção do miniestádio de futebol Tossan, e a ponte Dama entre Verde, da Secretaria de Urbanização e Obras (SIURB). Também já foi concedida ordem de início para a limpeza do córrego Mãe Preta.

Com o projeto Itaim Legal, a Subprefeitura pretende intensificar a fiscalização de residências, comércios e até áreas públicas em situação irregular. Muitos não pagam IPTU. A intenção é a de colocar comércios e residências dentro dos padrões legais exigidos pela Prefeitura.

Para enfrentar o problema das enchentes, o subprefeito solicitou apoio do Corpo de Bombeiros para um levantamento prévio dos córregos propensos a cheias, e deixou em sobreaviso a Defesa Civil e o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) a se apresentarem com resposta imediata, caso haja novos casos de emergência.

A Subprefeitura já vem desenvolvendo limpeza mecânica com coleta de resíduos dos córregos, como é o caso do córrego Lajeado, e de acordo com o subprefeito, a população local tem despejado muitos restos de construção civil e lixo domiciliar, nas margens dos córregos, o que dificulta o controle das cheias. Para isso, a subprefeitura conta com o apoio da Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar que têm colaborado com a fiscalização, evitando os descartes ilegais.

O subprefeito informou que há projeto para redução de aluguéis e, para isso, serão necessárias mudanças de sedes, caso da Casa de Cultura e a própria Subprefeitura que mais pra frente estarão em novos endereços, a exemplo do CRAS, que agora está com sede própria.

Ao final, o Subprefeito fez suas considerações e assumiu compromisso de conceder entrevistas mensais, criando um “canal aberto com a comunidade”.