Inaugurada a primeira escola do projeto “Costurando o Futuro”

Planejado para qualificar pessoas na área de confecção dos mais variados tipos de vestuário, e de manutenção de máquinas e acessórios, o projeto “São Paulo Costurando o Futuro” montou a primeira oficina-escola no Itaim Paulista.

Subprefeitura Itaim Paulista foi contemplada em (01/10) com a instalação da primeira oficina escola do projeto “São Paulo Costurando o Futuro”. A primeira unidade educacional foi instalada na rua José Cardoso Pimentel, 21, no bairro Vila Alabama.

Com iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SEMDET), o projeto visa à capacitação técnica em costura, corte, modelagem, manutenção básica de equipamentos, além de oferecer apoio na gestão, organização e legalização de empresas constituídas por costureiras.

“Costurando o Futuro” pretende melhorar a produção das costureiras do bairro, ampliando a oferta dessa mão de obra na região, qualificar adolescentes para ingressar no setor, aumentar a produtividade e estimular o cooperativismo, a formação de grupos profissionais e a criação de micro e pequenas empresas. O objetivo é ampliar o projeto e expandi-lo às demais Subprefeituras da capital paulista.

O Subprefeito do Itaim Paulista, o segundo a se pronunciar no dia, agradeceu a todos os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto e por ter sido o Itaim Paulista, o escolhido para receber a primeira escola do projeto: “Agradeço por sermos os primeiros a inaugurar esse modelo de excelência, geração de renda e de modernidade para capacitar costureiras do bairro”, declarou.

O Secretário da SEMDET explicou o porquê da escolha do Itaim Paulista e indicou os rumos que serão tomados depois de inaugurada a primeira oficina-escola da cidade de São Paulo: “A inauguração não é uma iniciativa isolada. O futuro da cidade está na zona leste e precisamos recuperar sua capacidade produtiva. Vejo o renascimento da indústria de confecção. [No futuro], montar cooperativas que poderão ser responsáveis pela confecção de uniformes para a Prefeitura”, previu.

A inauguração contou com a presença de outros representantes da Secretaria, como o coordenador e supervisores das regiões centrais, leste e centro. Houve, também, a participação daqueles que representaram a USP, SEBRAE, SESI/SENAI – parceiros na implantação do projeto – a do presidente da instituição São Paulo Confia e do diretor da Associação Comercial de São Paulo.