Líderes comunitários do Itaim Paulista recebem certificado do Sebrae

O Programa Sebrae Ideal formou nesta última quarta-feira (28) a 2ª turma de líderes comunitários do Itaim Paulista. O curso, que teve duração de 10 módulos, é voltado para a formação de lideranças civis atuantes em políticas públicas desenvolvidas no bairro.
 
“O nosso objetivo é formar líderes que nos ajudem futuramente em ações de desenvolvimento local. Eles conhecem a realidade da região, e com a formação, poderão atuar muito mais conscientes”, explica a analista da área de treinamento do Sebrae, Eliane Ruiz.
 
Romilda Máxima Vilela de Lima, líder comunitária da região, comemorou a iniciativa. “Aprendi muitas coisas que vão me ajudar no trabalho. Aprender a falar em público, a expor minhas idéias, por exemplo”, afirma. Dentre outros assuntos abordados, o curso abordou: atitudes e comportamentos de um líder, atuação do líder de vanguarda, construção de alianças estratégicas e assistencialismo econômico, planejamento, plano de ações, tomada de decisões, organização de reuniões e negociação.
 
Os 29 participantes, desta que é a segunda turma do Itaim Paulista, foram selecionados pela Câmara de Animação Econômica da Subprefeitura. Na Zona Leste, o Sebrae ofereceu seis turmas do Programa Ideal: quatro já formadas e duas ainda em andamento. Logo após o término desses cursos, haverá um grande encontro com todos os participantes, para comemorar a iniciativa e promover a interação das lideranças.
 
Simbolicamente, os participantes plantaram uma muda de Manacá, árvore que simboliza firmeza e perseverança no Clube Escola José Ermírio de Moraes. Aguinaldo Alves dos Santos, líder comunitário que participou do curso, lembrou que mesmo com o término das aulas, os alunos assumiram o compromisso de cuidar da planta periodicamente. “O curso tem uma grande riqueza. Aprendemos dicas importantes para mapear o interesse público e promover o desenvolvimento local, sempre visando nosso bairro. Voltaremos sempre aqui, e ao a árvore, reafirmaremos nosso compromisso”.