Feirantes terão de comprovar à Prefeitura boa procedência de massa para pastel

Medida também vale para comidas típicas - como yakissoba, tapioca, pamonha e churros, doces caseiros e lanches rápidos vendidos em feiras

A população de São Paulo passa agora a contar com mais uma medida de garantia de saúde. A Secretaria de Coordenação de Subprefeituras determinou que os feirantes que vendem pastéis, comidas típicas – como yakissoba, tapioca, pamonha e churros -, doces caseiros e lanches rápidos informem à Supervisão de Abastecimento (Abast), órgão da Pasta, dados sobre a procedência da massa utilizada nos produtos. O objetivo é monitorar a fabricação das massas, averiguando todas as questões sanitárias.

Agora, sempre que o feirante iniciar a renovação da sua matricula, o que ocorre mensalmente, será obrigatório informar o endereço onde a massa do pastel (ou demais produtos) é produzida, além de fornecer informações sobre onde se realiza a manipulação, acondicionamento e armazenamento do produto. Os técnicos da Secretaria realizarão vistorias nos locais antes da emissão da nova licença.

A Secretaria dará prazo até março para que todas as adequações dos feirantes possam acontecer. Para os feirantes que fabricam sua própria massa, a Secretaria irá oferecer o "Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para Feiras Livres", que ensinará praticas de higiene, limpeza e conservação, sem comprometer a qualidade dos pastéis. Para inscrições basta consultar a programação no Sindicato dos Feirantes no telefone 3313-2444, ramal 265. O curso dependerá do número de pessoas inscritas e terá que ser com grupo mínimo de 10 alunos.

"O pastel de feira já é uma tradição paulistana. Queremos garantir a qualidade dos produtos oferecidos à população. A medida vai beneficiar o feirante que pode, gratuitamente, se capacitar sobre produção e manuseio dos produtos, e o cidadão comum, que ficará tranquilo sobre as condições de produção do alimento", afirma o supervisor de abastecimento da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.