Finlandeses visitam oficinas de costura do Itaim Paulista

Visitas resultarão em mapeamento e diagnóstico das oficinas, a fim de otimizar o processo de trabalho das costureiras do bairro dentro do projeto “São Paulo Costurando o Futuro”

Cinco universitários finlandeses iniciaram ontem (16/11) visita de três dias a oficinas de costura espalhadas pelo Itaim Paulista. Os alunos são da Aaron University of Economics – Finlândia e fazem parte de uma rede de intercâmbio interessada em conhecer toda a estrutura do “São Paulo Costurando o Futuro”, projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SEMDET), cuja organização é elaborada pela Subprefeitura Itaim Paulista com coordenação da Câmara de Animação Econômica (CAE).

Os estudantes, em conjunto com alunos da USP – parceira da Prefeitura no projeto – farão apontamentos acerca da situação atual das oficinas de costura, contribuindo para criar condições e rendimentos mais favoráveis a todo o processo têxtil da região leste.

Durante a visita, os alunos fizeram muitas indagações sobre o sistema de trabalho empregado pelas costureiras e ficaram admirados com a informalidade das oficinas ao compará-las com as da Finlândia.

O “São Paulo Costurando o Futuro” que tem como objetivo, a ampliação do projeto através da expansão para as demais Subprefeituras da capital, pretende melhorar a produção das costureiras do bairro, com maior oferta da mão de obra na região, qualificando adolescentes para ingresso no setor, aumentando a produtividade, estimulando o cooperativismo, a formação de grupos profissionais e a criação de micro e pequenas empresas.

Neste primeiro dia foram visitadas 03 oficinas dos bairros Jardim Jaraguá e Jardim Noemia. O objetivo é que mais 12 recebam a visita até o dia 18/11.