Córregos do Itaim tem cinco mil toneladas de detritos retirados

A Subprefeitura Itaim Paulista tem 8 km de extensão de córregos limpos e cerca de cinco mil toneladas de detritos removidos.

    Como medida de prevenção às enchentes, a Subprefeitura limpa desde o mês de setembro os principais córregos do Itaim Paulista, através dos serviços de desassoreamento, limpeza e corte de mato. A operação contínua e intensificada já limpou os córregos Itaim, Lajeado e Três Pontes, e tem agora 8 km de extensão de córregos limpos e cerca de cinco mil toneladas de detritos removidos.

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com o engenheiro da Subprefeitura, a operação limpeza nas margens e calhas dos córregos da região obteve maior concentração nos trechos do córrego Três Pontes, próximo à Rua Beira Rio e córrego Lageado, da Avenida Ipê Roxo, Rua José de Moraes Cabral e Rua Lagoa Cajubá. A limpeza faz parte da operação de desassoreamento e retirada de materiais que bloqueiam a vazão de águas pluviais e impedem a conservação dos rios, expondo a população a riscos e doenças. “As águas dos córregos são contaminadas pelos esgotos, e podem transmitir Hepatite do Tipo A, Amebíase, e outras doenças”, explicou.

 

   A Subprefeitura solicita à população que ajude a conservar a limpeza dos córregos, como forma de prevenir as enchentes. Alerta também para os cuidados com doenças, pois devido ao lixo jogado nos rios, ocorre a proliferação de ratos, que podem transmitir a leptospirose através da urina carreada na água, ou até a peste bubônica transmitida através de pulgas de ratos. Em alguns trechos dos córregos onde se acumula lixo, também pode haver focos de larvas do mosquito da dengue.