Secretários municipais visitam Itaim Paulista e debatem com comerciantes e empresários trabalho e renda na região

01/04/2005 - SPIT

Os Secretários Municipais Gilmar Viana (Trabalho) e Walter Feldman (Coordenadoria das Subprefeituras) estiveram no Itaim Paulista em 18 de Março para discutir com cerca de 200 empresários e comerciantes a criação de postos de trabalho e geração de renda para a população.

O encontro, realizado no teatro do CÉU Curuçá, teve abertura do Subprefeito Dr. Diógenes Sandim Martins, que apresentou o diagnóstico da região, com dados baseado no censo de 2000, no qual Itaim e Vila Curuçá somam uma população em torno de 400 mil habitantes, sendo que 15% desse total são de pessoas desempregadas ou sem nenhum tipo de renda e outra parcela significativa, de quase 50%, com remuneração entre um e três salários mínimos.

Geração de empregos e melhor distribuição de renda trarão para região necessidade de uma política de transporte e locomoção mais eficaz, principalmente na relação entre bairros. "Hoje, nossa principal via de acesso a Mal. Tito esta sobrecarregada e não mais atende com eficácia toda região, por isso a revitalização da Rua Ipê Roxo e criação de nova linha de transmissão poderá reverter este processo", afirmou o Subprefeito, que aproveitou o momento para apresentar o Engenheiro da CPTM, Silvestre Eduardo Rocha, para falar sobre a reformulação no transporte de trens.

Silvestre, que é responsável pelo setor de projetos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, afirmou que a proposta para o Itaim é criar mais duas novas estações, visto que o projeto que criou a estação do Itaim foi feito em 1940, portanto não atendendo mais a realidade do bairro. O projeto prevê também o aumento do número de passarelas sobre a linha, alargamento dos dutos que servem de passagem para escoamento das águas pluviais sob a linha férrea, e ainda diminuição do espaçamento entre um trem e outro - hoje de nove minutos -, caindo para seis.

Com base no diagnóstico do Subprefeito e na proposta da CPTM, o Secretário do trabalho iniciou sua fala ressaltando a importância de sua Secretaria no Município, a qual tem buscado, através de parcerias com estâncias municipais, estaduais, federais e até internacionais, medidas que possam amenizar este problema na cidade.

Gilmar Viana falou também sobre a situação da qualidade de vida da população brasileira e que a febre industrial nas décadas de 40 e 50 criaram postos de trabalho, mas não trouxeram qualidade na vida de seus profissionais. Disse que as leis de zoneamento e os autos impostos transferiram as indústrias da capital e modificaram as formas de trabalho na cidade, onde o comércio e a prestação de serviços ocuparam a mão de obra que antes era da indústria. Expôs também sobre a necessidade de qualificação das pessoas, mas que esta qualificação deve vir projetada com a necessidade especifica de cada região, pois só assim será possível gerar trabalho e renda nas localidades.

Já o Secretário Walter Feldman iniciou o seu discurso, como ele mesmo chamou, de forma “saudosista”, relembrando os tempos de luta na época da ditadura, em que ele buscava junto aos amigos do Itaim Paulista melhorar as formas de vida. Concluiu lembrando que hoje estão no poder e têm a determinação de propor esta mudança.

O Secretário elogiou o projeto da Subprefeitura e afirmou que o discurso estava digno de uma reunião entre representantes do mercosul e ou G9 (grupo dos nove países mais ricos do mundo).