Subprefeitura do Itaim Paulista promove encontro entre Sabesp, Sehab e Cohab para os moradores do conjunto Habitacional Texima

Cerca de setenta moradores do Conjunto Habitacional Texima estiveram reunidos na manhã de Sábado 24 de Março de 2006, no Teatro do CEU Curuçá para discutir problemas relativos ao condomínio. 

Com apresentação do chefe de Gabinete da Subprefeitura Sr. Rogélio Nogueira Salgado que convidou a Srª Marta Amélia de Campos, representante da Sabesp, que explicou que a empresa mantém o abastecimento de água, desde que seja efetuado mensalmente os pagamentos, mas para o Texima a Sabesp concedeu a tarifa assistencial (uma tarifa especial para pessoas de baixa renda), porém é necessário verificar e consertar os vazamentos que estão depois do relógio, pois o consumo é muito elevado. Quanto à separação de hidrômetros por apartamentos, Marta explicou ser impossível, devido à própria construção do edifício, mas informou que técnicos da empresa estão estudando alternativas para viabilizar hidrômetros por blocos de apartamentos.
Com relação ao Título de Propriedade dos Imóveis, a Assistente Social Iracema Fechio, da Secretaria Municipal da Habitação, informou que o prédio foi construído para dar moradia digna a pessoas que estavam vivendo em alojamentos, há cerca de dez anos.

Esclareceu que hoje eles têm endereço, na avenida mais importante do bairro, com escola, unidade assistencial de saúde e transporte coletivo, para vários destinos, ao lado de casa.
Faz-se necessário, que cada morador tenha consciência da qualidade de vida que recebeu com a moradia, e para manter este novo padrão, há custos, é preciso pagar água, luz e a prestação do apartamento, que até a data nunca foi cobrado. Lembrou da economia que cada morador fez passando todos estes anos sem o pagamento das prestações.

Dr. Dirceu Ruiz, Coordenador de Ação Social da Subprefeitura enfatizou, que o grande problema do Texima é a não existência de condomínio formalizado, é preciso que haja participação, organização e bom relacionamento entre os condôminos para se formalizar um estatuto que possa eleger um síndico, um tesoureiro, enfim, pessoas que tenham interesse de estabelecer regras para o bom convívio em grupo. Colocou-se a disposição, para a partir da próxima segunda-feira, conversar com um grupo de moradores e ajudar na formação do estatuto. 

Aguinaldo Prieto engenheiro da Subprefeitura e Robson engenheiro da Cohab , trouxeram uma boa notícia para os moradores, afirmaram que estão juntos com material e mão de obra para fazer o conserto da rede hidráulica e de esgoto, mas precisam da colaboração dos moradores para executarem os serviços. Se for pedido para não usar o esgoto para a manutenção é necessário que todos, sem exceção, não o utilizem.

Srª Sônia Maria Mohamed, enfermeira da Supervisão de Vigilância em Saúde, disse que a preocupação da unidade está em prevenir, um possível surto de diarréia , hepatite ou outra doença que possa contaminar os moradores, por conta da escassez de água nas residências.
A reunião foi encerrada com a apresentação de peça teatral da Supervisão de Vigilância em Saúde.