Prefeitura realizará o plantio de 12 mil árvores em São Paulo

É verdade! No dia 1º de abril cerca de 12 mil árvores serão plantadas em São Paulo durante o 3º Encontrão Escoteiro. O evento é fruto de uma parceria entre Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, Rede Record e União dos Escoteiros do Brasil.


Para celebrar seu maior evento, os escoteiros escolheram como tema "Agenda 21". E como principal atividade elegeram um grande plantio de mudas de árvores. Eles pretendem plantar 12 mil mudas dentro de 20 minutos e, dessa forma, entrar para o livro dos recordes. O recorde anterior é do grupo de escoteiros de Campinas que plantaram 10 mil árvores em 26 minutos. Para os escoteiros não será só a quebra de um recorde, mas uma amostra do que pode ser feito quando a sociedade se mobiliza.


Para Toshio Kawakami, presidente da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), a escolha da questão ambiental e do plantio se deu por ser uma atividade que ensina a importância da cidadania para as crianças. "Quando elas participam de um evento desses elas voltam para a casa orgulhosas, sabendo que contribuíram para melhorar sua cidade".


Segundo a UEB, para dar conta do recado é preciso preparar uma verdadeira logística de guerra, e os escoteiros de São Paulo receberão o reforço de grupos do litoral e do interior - só de São Bernardo do Campo virão 500. Participam adultos, crianças e até mesmo os "lobinhos" que têm apenas sete anos.


Serão cerca de 30 áreas de plantio distribuídas por toda a cidade de São Paulo. Os Grupos Escoteiros serão distribuídos e realizarão simultaneamente o plantio, que será transmitido ao vivo.


O evento é aberto a todos e os participantes receberão certificado e distintivo especial.


A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente cedeu as mudas que serão usadas no plantio: araribás, aldragos, angicos, araçás, aroeiras, dedaleiros, ipês amarelos, brancos e rosas, paineiras, jerivás, sibipirunas, urucuns, entre outras espécies. O critério para a escolha dos locais para o plantio das mudas se deu em função da logística necessária para sua execução no tempo estimado.


29 Subprefeituras da capital paulista se engajaram na atividade, contribuindo assim para ampliar a arborização da cidade. Cerca de 30 agrônomos da Prefeitura e mais de 700 funcionários das Subprefeituras darão assistência aos escoteiros durante o plantio. A quantidade de árvores plantadas por Subprefeitura varia de 400 a 2 mil.


O envolvimento da comunidade é de extrema importância para o sucesso do evento, assim as Subprefeituras realizaram um trabalho com as diversas entidades e associações de bairro, a fim de captar sua participação. Em São Mateus - onde deverão ser plantadas 2 mil mudas - foram espalhados cartazes em escolas, postos de saúde e associações de moradores. Na Av. Assis Ribeiro, Subprefeitura Ermelino Matarazzo, o plantio das mudas será acompanhado por uma fanfarra da Sociedade Amigos do Parque Buturussu.


Calcula-se que mais de mil pessoas da comunidade participem ativamente do evento. "É preciso tornar o plantio de árvores não meramente um ação de governo, mas da sociedade civil", destacou o representante da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira. Para ele, a particpação da comunidade garantirá a manutenção das novas árvores bem como novas ações. Em São Mateus, já na próxima semana, deverão ser plantadas outras 200 mudas.


No Itaim Paulista o local escolhido foi a Rua Desembargador Fausto Whitaker Machado Alvim, onde serão plantadas seiscentas (600) mudas de árvores.