Praça das Mães no Itaim Paulista: exemplo de cidadania


Com aprovação unânime na Câmara Municipal, a Praça construída em frente a rua Desembargador Fausto Whitacker Machado Alvim, na cidade Kemel, recebeu o nome de Josefa Maria da Silva (1932/1983), desejo do líder comunitário Francisco de Assis Silva, (mais conhecido por Chicão), que viu transformado o nome de sua genitora, na Praça mais requisitada do bairro em que reside há 29 anos.

A área com aproximadamente 3000 m² em torno da avenida com 1600 m lineares, 1000 m² de canteiro central, e um gasto em torno de R$ 110 mil, recebeu gramas, flores, e também seiscentas mudas de árvores, plantadas em exatamente 15 minutos por 150 escoteiros de São José dos Campos, que aceitaram o desafio e entraram para as páginas do Guinness Book.

A Subprefeitura do Itaim Paulista realizou um trabalho que parecia impossível, o de transformar uma avenida com duas pistas e um córrego de esgoto a céu aberto em uma grande avenida com córrego canalizado, pistas asfaltadas, arborizadas e com futura programação de transformar o canteiro central num grande jardim.

 

Inaugurada neste ano com intuito de homenagear o dia das mães, a Praça tornou-se parte da vida comunitária, oferecendo um ponto de referência para encontros, festas, caminhadas matinais, reuniões, práticas de medicinas alternativas acompanhadas pela Unidade de Saúde do Kemel, e uma opção de lazer para a comunidade. 

O sonho do "Chicão" tornou-se realidade, e desenvolveu-se de tal maneira, que hoje a Praça das Mães conta com o apoio e administração da diretoria da Associação dos Moradores da Cidade Kemel, para cuidar da preservação do local, da manutenção dos canteiros, limpeza, pintura e organização de atividades gerais.

 

Mais que isso, existe ali por parte dos moradores, o reconhecimento e a união em torno de um projeto, e está estampado para quem quiser ver, o exemplo de cidadania, o zêlo pelo patrimônio, com ação, união e esforço, com esperança de melhor qualidade de vida a todos.