Inaugurada brinquedoteca do Jardim Campos

A tão esperada e sonhada Brinquedoteca da Unidade do Programa de Saúde da Família Jardim Campos, foi inaugurada no dia 28 de julho, com o nome de Bruxinha Zelda, dos livros da escritora Eva Furnari, que compareceu ao evento demonstrando através de uma exposição, os desenhos de seus personagens. Ao mesmo tempo, ocorreu a apresentação do Coral da Terceira Idade, que abriu a solenidade de inauguração, contando com as presenças de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Banco Santander e Comitê Betinho, dos funcionários do Banco, Fundação Educar D’Paschoal, e Supervisão Técnica de Saúde do Itaim Paulista.

 

Com a implantação da brinquedoteca, o trabalho realizado junto às crianças que freqüentam a Unidade, obterá uma ênfase maior resultando em qualidade e desenvolvimento.

 

“Inúmeras vezes, os próprios pais inibem as brincadeiras dos seus filhos, exigindo organização, e acreditando que os estão ajudando, acelerando a aquisição de comportamentos desejáveis, como manter tudo organizado e limpo, quando na verdade, estão queimando uma etapa muito importante do desenvolvimento infantil. Através do brincar, a criança está experimentando o mundo, os movimentos e as reações, tendo assim elementos para desenvolver atividades mais elaboradas no futuro”, explica a gerente Marisa Santini.

 

A brinquedoteca do Jardim Campos iniciou seus trabalhos com uma turma que entende bastante de “acesso”, a turma da reabilitação, como os fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. Esses profissionais trabalham com crianças com necessidades especiais e sabem de todas as dificuldades que elas enfrentam.

 

Brincar é coisa séria, brincar é um direito, e as brinquedotecas facilitam o acesso a esse direito, e garantir, e facilitar acesso, faz parte da missão do PSF -Programa de Saúde da Família.

 

Marisa Santini comenta ainda: “através do simbólico jogo da brincadeira a criança irá entender o mundo ao redor, testar habilidades físicas e funções sociais, como: ser o construtor, a enfermeira, a secretária, aprender as regras, colher os resultados positivos ou negativos dos seus feitos (ganhar, perder, cair), registrando, o que deve ou não repetir nas próximas oportunidades. Que a aprendizagem da linguagem, e a habilidade motora de uma criança, também são desenvolvidas durante o brincar. A brincadeira permite um extravasar dos sentimentos, auxilia na reflexão sobre a situação, criando várias alternativas de conduta para o desfecho mais satisfatório ao seu desejo. O ato de brincar com outras crianças favorece o entendimento de certos princípios da vida, como o de colaboração, divisão, liderança, obediência às regras e competição”.