ABEUNI em parceria com a subprefeitura traz saúde ao Itaim


Moradores do itaim paulista, zona leste, querem a volta da feira de saúde, realizada pela ABEUNI - aliança beneficente universitária.

A ABEUNI surgiu em 1984, à partir de outra entidade identificada por abenibra – aliança beneficente nipo-brasileira, que com o tempo foi se desvinculando de sua origem, para dar atendimento a uma população carente independente, e prestigiar um número maior de pessoas.

A feira de saúde realizada, entre abril e maio deste ano no itaim paulista, foi a primeira iniciativa da abeuni na região, e a 44ª na capital de são paulo. As edições anteriores ocorreram em outros municípios do estado.

Com o apoio da subprefeitura do Itaim Paulista, a ABEUNI trouxe milhares de pessoas, de todas as idades, ao céu parque veredas, na rua daniel muller, 347.

Cerca de 300 voluntários universitários abeunenses, coordernados por médicos, enfermeiros e especialistas, realizaram exames de saúde na população.

Os setores de medicina e enfermagem, atenderam 475 pacientes, que passaram por verificação da pressão arterial, e orientação para que sejam evitados problemas graves, como o derrame cerebral.

Além disso, foram realizados exames de glicemia para o diabetes, e ainda coleta de material para o exame de câncer do colo do útero ( papanicolau ).

O setor de farmácia forneceu 145 receitas. Percentualmente, os remédios mais procurados foram : 15,17% antibióticos ; 38,9 % para o combate de problemas circulatórios; 23,40 % foram de medicamentos para pele e sistemas digestivo e respiratório, além de 4,4 % de vermífugos, 6,7 % de vitaminas e ainda 35,39 % para os casos de menor gravidade.

Segundo o relações públicas da entidade, Fábio Suzuki: “um dos maiores atrativos para a comunidade, é que os medicamentos receitados são fornecidos de graça, na farmácia da própria feira. “é um alívio para o orçamento familiar”.

Ainda de acordo com suzuki, dado o interesse revelado pelos moradores da região, e pelo apoio recebido da pastoral da saúde, coordenadoria de educação, unidade básica do Jardim Nélia e subprefeitura do Itaim Paulista, é provável que a feira retorne em setembro ao Itaim, e lembra ainda que, como todo o trabalho voluntário, o da aliança beneficente universitária de São Paulo, conta também com doações de materiais descartáveis, como luvas, seringas, até onibus e caminhões para o transporte de equipamentos e pessoal.

Que tal colaborar!
Informações pelo  e-mail:
rp@abeuni.org.br,  pelo telefone 9449-6975 ou www.abeuni.org.br.

Padre Marcos Fernando

Membro do conselho gestor de saúde da subprefeitura do Itaim e da UBS Jardim Nélia.  Há 2 anos frente a pastoral da criança, pastoral da saúde e casa de multimistura, o Padre Marcos Fernando, dá sua opinião sobre o trabalho realizado pela ABEUNI naregião.

“Foi muito bom, e precisa retornar ao Itaim Paulista, para contribuir com a diminuição da demanda para a saúde, principalmente no Jardim Camargo Novo,  Jardim Nélia, Encosta Norte, Nossa Senhora do Caminho, Jardim Elza e até Ferraz de Vasconcelos”.

Como principal trabalho realizado pela ABEUNI, o padre atribui as visitas domiciliares realizadas nas favelas do elza, no córrego do Itajuíbe, aonde foram feitos levantamentos do número de famílias residentes, maiores índices de doenças, atendimento aos acamados e orientação odontológica.