Subprefeitura do Itaim Paulista vira galeria de arte ao ar livre


Valorizar a arte e o artista de rua, transformando a cidade num imenso veículo democrático de difusão artística. Esse é o objetivo do projeto“Galerias ao Ar Livre“,que a Coordenadoria da Juventude, da Prefeitura de São Paulo tem levado a população paulistana desde julho deste ano.

A Subprefeitura do Itaim Paulista, na Zona Leste, que tem se destacado na execução do Projeto de Geração de Trabalho e Renda,  está ampliando sua participação nas artes, especialmente as populares, e  neste sábado dia 21 de outubro a partir das 10 horas na Avenida Marechal Tito, 3012 acontece a grafitagem nas paredes do muro em sua sede sob o tema “Trabalho e Renda”.

Para se ter uma idéia da importância que é dada pelo Subprefeito Diógenes Sandim Martins ao projeto, ele pessoalmente indicou o espaço interno dos muros da Subprefeitura para que sejam grafitados pelos artistas. É  bom lembrar que o trabalho nada tem a ver com as pichações que enfiam a cidade. Ao contrário, o graffiti é uma arte urbana, que começou a ser difundida na final da década de 70 como forma de protesto. Foi ganhando força aos poucos e hoje é reconhecida mundialmente.

Pouca gente sabe, mas, só para se ter uma idéia, a cidade de São Paulo é um dos maiores pólos de graffiti do mundo, artistas paulistanos tem obtido reconhecimento internacional, a ponto de exporem seus trabalhos em Nova York e São Francisco, nos Estados Unidos.

No total, duzentos artistas vão participar do projeto que vai até janeiro de 2007. As obras grafitadas poderão ser apreciadas em trinta e uma regiões da cidade, em muros e paredes de prédios públicos.