Subprefeitura Itaim Paulista mais um passo para a geração de trabalho e renda


A Subprefeitura do Itaim Paulista deu mais um passo na implementação de políticas públicas de trabalho e renda, cujo foco é a coleta de dados pela própria comunidade, com a difusão de informações como ferramenta para planejamento das ações quer sejam no âmbito público ou privado.

Para que isso fosse possível, desde 2005 foi realizada uma parceria de compromisso entre o Instituto LIDAS, responsável pelo projeto piloto da Base Comum de Conhecimento Cidadão, IFLALAC (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias para América Latina e Caribe), aportadora de recursos para a aplicação do projeto no Itaim Paulista.

O Subprefeito Diógenes Sandim ao tomar conhecimento da experiência realizada pelo LIDAS na Casa dos Meninos no Distrito do Jardim São Luiz, através da

Diretora de Animação da Câmara de Animação Econômica, Luzia M A Soares, vislumbrou a oportunidade de trabalho para a juventude usuária dos recursos em informática. 

Além disso, a Base Comum de Conhecimento Cidadão - BCCC fora selecionada no 1º prêmio Milton Santos realizado pela Câmara Municipal de São Paulo, com a recomendação para aplicação em políticas públicas.

Assim, os esforços foram direcionados para que a Biblioteca Infanto-Juvenil Vicente Paulo Guimarães fosse o elo principal da rede local.  A parceria entre as três entidades LIDAS, IFLALAC e Subprefeitura busca criar os espaços de aprendizagem em novas tecnologias da informação pela juventude.  O projeto, financiado pelos países nórdicos que participam do Comitê da IFLA, visa a dar os primeiros passos para a criação de unidade de conhecimento. A Secretaria Especial para Participação e Parceria se comprometeu com o suporte dos equipamentos, links e adaptação do espaço físico onde será o nó central da BCCC.

Desta forma, no dia 30/10/2006 foi implantado o BCCC no local onde será o pólo irradiador, a Biblioteca, com a presença dos jovens inscritos para participar das oficinas, e mais a representante da IFLALAC na América Latina, Sra. Elizabet Ramos de Carvalho, do Subprefeito, representantes da Secretaria de Cultura e demais autoridades.

As atividades serão desenvolvidas em 3 pontos da Subprefeitura: no Telecentro Curuçá, no Centro Municipal de Capacitação e Treinamento II e no Telecentro Parque Santa Amélia. Todos os jovens receberão capacitação para pesquisa, análise de informações estatísticas, identificação das potencialidades das comunidades e o uso do georreferenciamento.

A seleção dos jovens foi feita através da Internet  pelo site do Instituto LIDAS. No total serão capacitados 120 jovens que ao final de três meses espera-se estejam aptos a pesquisar, conhecer, decodificar e manusear os dados existentes para incorporar à realidade vivenciada como cultura permanente no planejamento de suas ações e estratégias de sobrevivência sustentável dentro do território da Subprefeitura do Itaim Paulista.

As oficinas serão ministradas por sete oficineiros jovens, oriundos e replicadores do Projeto desenvolvido no Jardim São Luis, e, dois educadores especialmente selecionados para atuar no projeto.

Após a cerimônia de instalação da BCCC a Sra. Elizabet Maria Ramos de Carvalho juntamente com os coordenadores e  colaboradores do projeto visitou os locais onde serão desenvolvidas as atividades do projeto.