Universitários e subprefeitura atendem população no Céu Veredas

 

Uma caravana da Abeuni ( Associação Brasileira de Estudantes Universitários ) passou a Páscoa  no CEU Veredas, no Itaim Paulista, Zona Leste. Foram 03 dias( 06,07,08/04 )de prestação de serviço à população.A avaliação da organização é de que pelo menos, 600 moradores foram ao local, para receber orientação e fazer exames. Cerca de 200 voluntários, entre eles, universitários, médicos, dentistas, nutricionistas e técnicos, receberam moradores da região e deram cursos.

" Tudo foi de graça, a Subprefeitura do Itaim enviou uma ambulância e disponibilizou funcionários. Guardas civis metropolitanos permaneceram o tempo todo no prédio, para dar segurança ao evento. Cedemos caminhões e vários ônibus para trazer equipamentos e integrantes da associação. Não se pode perder uma oportunidade como esta de ajudar a população " , disse o Subprefeito, Diógenes Martins.

 

TRIAGEM

O atendimento começou com uma triagem. Muitas mães levaram seus filhos. Depois do levantamento inicial, os interessados eram encaminhados ao setores correspondentes. Na sala de Nutrição, eram dadas aulas sobre a importância dos alimentos, de ter uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos. Receitas que valorizam a parte das frutas, legumes e verduras que normalmente são jogadas fora, foram distribuídas. Para surpresa dos participantes, muito do que se joga no lixo tem valor nutritivo. Donas de casa aprenderam como aproveitar cascas e talos, evitando o desperdício e fazendo as refeições renderem mais, a um custo mais baixo.

 

SAÚDE DA MULHER

As mulheres receberam atenção especial quanto a sua saúde. Ana Carolina Lupo, 20 anos deu a luz a Murilo há 20 dias, fez uma cesariana, mas, um dos pontos da cirurgia estava inflamado. Depois de passar por consulta, o  médico da caravana  receitou o remédio, que ela começou a tomar no próprio CEU. " É uma maravilha, eu ia passar feriado com dor e já começo a me sentir melhor, antes de ir para casa " , comentou a mãe.

Numa das salas havia a orientação para a prevenção do câncer de mama e o de colo de útero. Várias mulheres, embora jovens, tinham 3 ou 4 filhos e desconheciam o processo da gravidez e os métodos para evitá-la.Uma encenação dos voluntários tornou a aula mais divertida e fácil de ser entendida.

As crianças até 12 anos tiveram noções básicas de higiene e cuidados pessoais. Aprenderam coisas simples como lavar bem as mãos, assim que se entrar em casa, tomar banho corretamente e a escovar os dentes. Tudo com animação de fantoches e músicas.


EXAMES DE LABORATÓRIO

O laboratório foi um dos setores mais visitados. Mães levaram filhos reclamando que as crianças tinham vermes.Vários diagnósticos foram confirmados pelos exames, feitos por técnicos numa das salas do CEU. Médicos receitaram medicamentos que foram distribuídos gratuitamente a população, na farmácia que a organização montou no evento.

Vilma Alexandre de Souza, 30 anos, não perdeu tempo levou os 03 filhos : Denis, 09 anos; Kauã 07 anos e Guilherme de 1 ano e 09 meses, para passarem pelo médico. Dias atrás, voluntários da caravana estiveram na rua onde ela mora, no Jardim Camargo Novo, e deixaram frascos plásticos para coleta de fezes.A queixa era de verminose nos filhos mais velhos. Ela foi orientada a lavar corretamente os alimentos e como conservá-los na geladeira. O médico analisou o resultado dos exames feitos no CEU e o problema não foi constatado, porém, as crianças estavam abaixo do peso e ela recebeu uma orientação nutricional. " Aprendi que precisa ter um pouco de tudo na comida da gente, arroz, feijão, verdura cozida e crua e carne, mais suco e menos refrigerante.....vou parar com esse negócio de fazer só batata frita para eles ", concluiu.

Mas, a  procura maior foi pelo setor de Odontologia. A caravana montou consultórios dentários completos para atender a população, com material descartável e instrumentos esterilizados. Dentistas removeram cáries, identificaram problemas nas gengivas e deram início ao tratamento de canal em crianças e adultos.

Os adolescentes não foram esquecidos. Aulas sobre educação sexual em linguagem jovem, mas, com todas as informações científicas, estiveram lotadas.

De acordo com o Diretor de Relações Públicas da Abeuni, Marcos Vinícius Eto, é a segunda vez, que a caravana vem ao Itaim Paulista, " devemos voltar mais vezes, a população saiu beneficiada e nossa parceria com a Subprefeitura, deu o resultado que esperávamos ", concluiu.