Subprefeitura do Itaim anuncia o plantio no bairro de 500 mudas de ipês


A Subprefeitura do Itaim Paulista deu início ao plantio de 500 mudas de ipês, e escolheu o dia 5 de junho - Dia Nacional do Meio Ambiente - para comemorar. Foi uma manhã festiva no Jardim dos Ipês, com a participação de moradores que ocuparam a Praça das Bandeiras, autoridades, fanfarra, alunos da EMEI Luiza Helena, do Jardim Campos, Grupo Viva Vida (para a 3ª Idade), e de populares como o “Mario do Galo”, que apresentou com seu acordeom uma música de Luiz Gonzaga.

Euflavio Góes, presidente da Associação de Moradores do Jardim dos Ipês - nascido em Itabuna, Bahia - veio morar no Jardim dos Ipês em 1965, e está empenhado pessoalmente em acompanhar e conservar o plantio das árvores. “Antigamente no Jardim dos Ipês existiam poucas casas, as ruas eram de terra, e este é um belo trabalho que está só começando. A reivindicação para plantação de ipês em nossas ruas é antiga, e esperamos que os moradores se mobilizem para cuidar delas”.

“Através do plantio de árvores poderemos amenizar os problemas com o aquecimento global”, discursou a professora e missionária da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Luciene Washington, que informou ainda sobre a participação junto à Subprefeitura de cerca de 100 (cem) jovens do Projeto “Mãos Que Ajudam”, para o plantio dos ipês na região. O “Mãos Que Ajudam” tem como objetivo envolver jovens com a comunidade, o meio ambiente, e todo projeto que ofereça qualidade de vida.

O baixo índice arbóreo no Itaim Paulista tem sido uma das preocupações do subprefeito Diógenes Sandim Martins, que tem trabalhado juntamente com a Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente para mudar essa realidade.

Obras realizadas na região têm valorizado o plantio de árvores e conservação de áreas verdes, como por exemplo: o Parque Linear do Córrego Água Vermelha, Parque das Águas e Parque Linear do Córrego Itaim (em licitação) que prestigiam o plantio de espécies naturais para composição da mata ciliar.

Recentemente foi realizado o plantio de cerca de 450 árvores pela região do Itaim: Avenida Marechal Tito, rua Amadeu Ruotti, Parque Veredas, Praça Jaguamitanga e escolas municipais.
Na Cidade Kemel em 2006 foram plantadas mais de 600 mudas de árvores em apenas quinze minutos, um desafio que ajudou a Prefeitura do Município de São Paulo conquistar o título da cidade que mais plantou árvores em tempo recorde. A façanha entrou com registro no livro dos recordes, Guinness Book.