Subprefeitura do Itaim Paulista: Sucesso no Super Final de Semana

Buscando intensificar os serviços de limpeza durante o período de chuvas, a Subprefeitura do Itaim Paulista/Curuçá juntamente com a Secretaria das Subprefeituras realizou com sucesso no dia 11 de novembro, o "Super Final de Semana".

A operação teve como objetivo concentrar esforços para a conservação de áreas ajardinadas,limpeza e reforma de bocas-de-lobo, limpeza de galerias e ramais, limpeza manual de córregos, tapa buraco, remoção de lixo e entulho e serviço de varrição.

Na ocasião também foram reforçados os trabalhos de prevenção através da desobstrução dos córregos com melhora dos canais de escoamento e distribuição de folhetos explicativos sobre os Ecopontos e cartilhas elucidando a Lei Cidade Limpa.

Relação de serviços do mutirão da Subprefeitura Itaim Paulista

A mega operação começou às 7 horas e mobilizou cerca de 780 (setecentos e oitenta) funcionários públicos municipais e utilizou 127 caminhões.

- Conservação de áreas ajardinadas: 43.000 m²
- Limpeza de bocas-de-lobo: 172 unidades
- Reforma de bocas-de-lobo: 25 unidades
- Limpeza de galerias e ramais: 530 metros lineares
- Limpeza manual de córregos: 1.820 m²
- Tapa-buraco: 524 unidades
- Remoção de entulho e lixo: 64 toneladas
- Serviço de varrição: 11 mil metros lineares
- Distribuição de folhetos: 12.800 (sobre passeio público e ecopontos)
- Distribuição de cartilhas: 540 (sobre a Lei Cidade Limpa)


CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

"O que me revolta é ver tanta gente trabalhando para limpar o córrego e depois na calada da noite, vem meia dúzia e joga entulho na água, será que esse pessoal não vê que está prejudicando a gente?. Se não é a Prefeitura para dar um jeito nisso, estamos fritos, para mim é caso de polícia!", lamentou o aposentado Benício Souza Santos, 70 anos, morador de Vila Clara.


ECOPONTO GANHA ELOGIO

Ao ver guias sendo pintadas e a grama aparada, na Praça Mãe Preta, Vila Curuçá, o motorista e morador Rogério da Cruz, disse à reportagem, que a situação melhorou muito com a instalação do Ecoponto no local. "Essa área criada pela Subprefeitura recebe entulho, madeira, e lixo em geral, e isso facilita nossa vida. "A gente precisava ter um lugar assim, para que o pessoal não crie lixões no bairro", comentou.

No total da operação, foram recolhidas cerca de 203 toneladas de resíduos que entopiam córregos, bueiros, galerias e bocas de lobo, segundo o Coordenador do Mutirão, engenheiro da Subprefeitura do Itaim Paulista, Domingos Pereira.