Novas estações de trens no Itaim Paulista


Inaugurada em 28 de Maio de 2008 as novas estações de trens, Itaim Paulista e Jardim Helena trazem  charme elegância, acessibilidade, modernidade e a primeira escada rolante ao Itaim Paulista.

A modernização da Linha 12 - Safira (Brás-Calmon Viana), da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), prevê várias intervenções nas estações, nos trens e em todo o sistema, para trazer aos seus usuários mais conforto, mais segurança e agilidade, com investimentos superiores a R$ 220 milhões, a recuperação total desse meio de transporte está prevista para até 2010.

Além de melhorar os padrões de confiabilidade do sistema, as condições de acessibilidade, o projeto possibilitará a redução dos intervalos entre os trens de 10 para 6 minutos nos horários de pico. Com o maior número de trens em operação, a projeção para 2010 é que 220 mil usuários circulem pela Linha 12 nos dias úteis. Atualmente, são 120 mil por dia útil.

Atendendo a reinvidicação de moradores, durante a solenidade, o governador anunciou a construção de seis novas passarelas sobre a via férrea, em parceria com a Prefeitura. "As passarelas antigas impediam que pessoas com restrição de mobilidade atravessassem. As novas estações já contam com escadas rolantes, e agora iremos construir mais seis passarelas", afirmou Serra.

A frota de 15 trens que circula na Linha 12 foi reformada e está prevista a chegada de 20 novos trens, a partir de 2009 e a nova estação Jardim Romano será entregue em breve.

As duas novas estações possuem instalações acessíveis a pessoas deficientes e contam com passarelas, abertas 24 horas, para a transposição de vias. Têm também bicicletários e acessa São Paulo, além de áreas revitalizadas  paisagisticamente.