Centro de Formação do Itaim Paulista

Nesta quinta-feira (12), a Prefeitura de São Paulo inaugurou o Centro de Formação do Itaim Paulista, o primeiro dos centros voltados para a capacitação de servidores a serem instalados nas subprefeituras da cidade. A primeira parte do projeto vai proporcionar aos funcionários cursos de capacitação, aperfeiçoamento e reciclagem em informática.
 
“Esta é uma grande oportunidade de crescimento para todos. Aqui serão oferecidos diversos cursos que ajudarão os servidores em suas funções. A Subprefeitura vai ganhar muito”, declarou o subprefeito do Itaim paulista durante a aula inaugural.

Na ocasião, têm início as aulas de Informática Básica. A primeira turma é formada por vinte servidores, que duas vezes por semana, na subprefeitura, farão as aulas. O curso tem duração de 40 horas e ao término os servidores receberão certificado e validação.

“Nosso objetivo é facilitar o deslocamento dos servidores; eles poderão se aperfeiçoar na própria subprefeitura. Os cursos serão oferecidos de acordo com a necessidade de cada região”, afirmou o diretor da Escola de Formação do Servidor, Wilson Mendes de Souza.
 
O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização (SMG), por meio da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento e Capacitação e da Escola de Formação do Servidor Público Municipal (EFSPM), e a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, Subprefeitura do Itaim Paulista.
 
A Prodam - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo - instalou 10 computadores com acesso à internet e forneceu a infra-estrutura necessária para o funcionamento do Centro.

A Escola de Formação do Servidor Público é a responsável pela administração do programa de capacitação nos centros, programação dos cursos, disponibilização e treinamento de instrutores. A Subprefeitura disponibiliza o local e o servidor que, após capacitação, ministrará as aulas.

Paralelamente, a Escola também está realizando um cadastramento por região dos servidores que têm interesse em atuar como instrutores em diversos segmentos. Na Subprefeitura do Itaim, o primeiro servidor capacitado como instrutor já vai atuar no curso de informática.

“Já aprendi muita coisa hoje, é um mundo diferente que pouco a pouco vamos conhecer. Junto com meu filho, agora, vou poder acessar internet. Também vou crescer do ponto de vista pessoal”, conta Creide Faustino Coutinho, 48 anos, que junto com suas colegas de trabalho, Emília Cândida dos Santos, 55 anos, e Romilda Máxima Vilela de Lima, 62 anos, participará do curso.

O objetivo é ampliar a rede de capacitação aos servidores, com a criação de centros de formação localizados nas subprefeituras que ofereçam os cursos regulares que atualmente são ministrados na EFSPM. “Eu quero aprender informática para melhorar o meu desempenho no trabalho. Espero, ao final do curso, melhorar e agilizar minhas atividades. Vou expandir meus conhecimentos aqui mesmo no Itaim”, comemora Tereza Lima de Almeida, 66 anos.
 
A iniciativa faz parte do Inova Gestão, amplo programa de capacitação e desenvolvimento do servidor, criado pela Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização, que prevê a capacitação de até 50 mil servidores, conforme proposta da Agenda 2012.