Empresa ECL Engenharia flagrada lançando entulho no Itaim Paulista


As equipes de Fiscalização e da Defesa Civil da Subprefeitura do Itaim Paulista acompanhados pelo Subprefeito Celso Capato e pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), flagraram ontem (16/9), a empresa ECL Engenharia depositando entulho retirado de obra de canalização de esgoto na Avenida Córrego Três Pontes.

Calcula-se que no período de um mês cerca de mil caminhões depositaram 10.000,0 m³ de entulho irregular naquele local. O veículo foi multado e está apreendido no páteo da Subprefeitura, o motorista e engenheiro da obra foram conduzidos pela Guarda Metropolitana, para a delegacia especializada em crimes ambientais, aonde foi instaurado inquérito policial.

A obra de canalização está sendo realizada pela Sabesp no município de Itaquaquecetuba, na divisa com o Itaim Paulista e segundo os moradores, o entulho vinha sendo depositado dia a dia, desde o início das obras, e o tipo de material tóxico vem ocasionando muitas doenças infecciosas e respiratórias para a vizinhança, e o movimento de cargas pesadas no local vem provocando rachaduras nas casas.

“Minha filha Libine (5), é uma vítima dessa sujeira, está com infecção no sangue, diarréia, e vômito”, fala Rosana Santiago Bento, moradora que também socorreu o filho da vizinha, o pequeno Wellington (4), que no último domingo (13/9), estava brincando ali e “quase foi tragado como numa areia movediça”, observa dona Rosana.

“Meu filho quase morreu engolido pela lama, se atolou e estava sendo sugado, foi a minha vizinha Rosana quem salvou ele”, comenta Maria Aparecida de Oliveira.

A Subprefeitura vai representar a ECL Engenharia ao Ministério Público e à Promotoria do Meio Ambiente, para que a empresa seja condenada e assine um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), se tornando obrigada a retirar todo aquele material; e também está solicitando a presença da equipe da Supervisão de Saúde do Itaim, para o acompanhamento de crianças e adultos que se tornaram vítimas deste crime ambiental e realizar a prevenção para a leptospirose e outras possíveis doenças.