Projeto Florir transforma praças e canteiros do Itaim Paulista

Uma nova experiência em zeladoria urbana busca arborizar, embelezar e valorizar o Itaim Paulista. O Projeto Florir já revitalizou 20 praças da região, por meio da implantação de identidade paisagística e criação de novos espaços de convivência para a população.

“O Florir, idealizado pelo prefeito, é um projeto inovador que está sendo implantado no Itaim. Queremos criar espaços de qualidade para a população poder caminhar e se orgulhar da  região que vive”, explica o subprefeito do Itaim Paulista.

O projeto começou a ser implantado há cerca de cinco meses. As praças receberão mais de 200 mil mudas de flores, 240 palmeiras triangulares e 27 mil metros quadrados de grama. Serão instalados, ao todo, 230 bancos, 200 luminárias e mais de 5.600 metros quadrados de calçadas, projetadas de forma a oferecer melhor acessibilidade aos pedestres.

O Florir chegou à Cidade Kemel e transformou a Praça das Mães; agora, população aguarda a finalização das obras da Praça dos Pais. “A comunidade tem aderido ao Projeto, os moradores cuidam das flores e regam diariamente os jardins. A Praça das Mães é um grande exemplo desse envolvimento da população”, afirma Heleno José da Silva, eleito pelos companheiros como o “presidente” da Praça dos Pais.

Na Vila Curuçá, as praças Fátima Silva Reis, Nereu Silva e a da avenida Cembira com a Cocá, foram entregues pela subprefeitura. Em breve, a Jaguamitanga, a Francisco Pereira e a Sônia Aparecida Peixoto farão parte do dia-a-dia dos moradores. “Ficou muito bacana. As praças estavam mal conservadas. Agora todos precisam ter consciência e conservar”, comentou Aparecido Cardoso, morador há 40 anos da região da avenida Cembira.

No coração do Itaim Paulista, as Praça Lions e Silva Teles também ganharam novo projeto paisagístico. Bem próxima delas, a praça Antonio Enéias Matias, na rua Paschoal de Miranda, já está pronta. “Agora a nossa praça é um jardim”, comenta o professor Jesus Matias, filho de Enéias.

Também já estão finalizadas as praças da Bíblia, Rodrigues Bejarano e Yerchanik Kissajikian. Na Barão de Alagoas quatro praças já foram revitalizadas.

A avenida Marechal Tito recebeu em toda sua extensão centenas de flores. As palmeiras foram replantadas em fila, e, para colorir a paisagem entre os carros, há diversos canteiros sinuosos de flores. Próximo dali, já se avista o parque linear do Córrego Água Vermelha.

Para garantir flores durante todo o ano, o projeto paisagístico priorizou espécies com florescimento alternado, como: Ixoria (Ixoria coccínea), Torênia (Torenia fournieri), Alho Social (Tulbaghia violácea), Lírio (Hemerocallis flava), Salvia Vermelha (Salvia splendens), Ibisco Vermelho Mini (Hibiscus rosa-sinensis), Ibisco Amarelo Mini (Hibiscus rosa-sinensis), Agapanto (Agapanthus africanus), Mini Moréia (Dietes iridioides), Flor de Leopardo (Belamcanda chinensis), entre outras.

Ao todo, o Projeto revitalizará 64 praças. São parceiros da Subprefeitura do Itaim Paulista na iniciativa as secretarias de Coordenação das Subprefeituras (SMSP) e do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e a comunidade local.