Outubro Rosa na luta contra o câncer de mama

Subprefeitura Itaim Paulista recebe profissionais para falar sobre temas relacionados ao universo feminino

 

Nesta quinta-feira, 25, a Subprefeitura Itaim Paulista realizará um encontro voltado ao Outubro Rosa. A partir das 14h, o auditório receberá profissionais para discorrer sobre temas que auxiliam na batalha contra o Câncer de Mama e proporcionam reflexões sobre o universo feminino.


O mês de outubro é dedicado à saúde da mulher. A campanha Outubro Rosa foi criada na década de 90 para a conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama.


De acordo com o levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), este tipo de câncer gera mais de 1.050.000 casos novos por ano. Em 2011, ocorreram 1.238 mortes na cidade de São Paulo por câncer de mama. 22,5% dos casos ocasionaram morte em mulheres abaixo dos 50 anos e 77,5% em mulheres acima dos 50 anos. Caracterizando a idade avançada como um fator de risco em relação a prognóstico de sobrevida.


Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) os principais sinais e sintomas da doença são:


• Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
• Alterações no bico do peito (mamilo);
• Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
• Saída espontânea de líquido dos mamilos


A prevenção é a maior forma de combate. Por isso o diagnóstico precoce é a melhor maneira de garantir o sucesso no combate ao câncer de mama. Realizar anualmente a mamografia e mensalmente o autoexame em casa é a melhor forma de descobrir a doença ainda no estágio inicial.