Subprefeitura intervém em áreas de risco

Devido aos intensos e longos períodos de chuvas considerado histórico pelos Institutos Meteorológicos, a Subprefeitura Itaim Paulista, através da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Defesa Civil, e em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Guarda Civil Metropolitana (GCM), realizou vistorias preventivas em áreas de risco, margens de córregos e encostas de morros, entre: Vila Conceição, Encosta Norte, e várias favelas à beira dos córregos Lajeado, Água Vermelha e Itaquera e só neste ano já interditou 300 moradias.

Durante as visitações realizadas de janeiro até a primeira quinzena de março, engenheiros e arquitetos observaram as condições de moradia, a estabilidade, a localização, e o grau de risco geológico das áreas. Os moradores receberam orientações da Defesa Civil quanto ao surgimento de rachaduras e movimentação do solo. Concluídas as vistorias foram instruídos para saírem do local, logo em seguida foi realizado um recadastramento social, com encaminhamento de processo para a Secretaria de Habitação.

Ligia Maria Santos da Mata, voluntária do Núcleo de Defesa Civil (NUDECs), ajuda os moradores que precisam deixar suas casas, uma vez que já passou por essa experiência: “Morei no Jardim Pantanal de 1990 a 1996, já enfrentei muitas enchentes e sei o que é morar em área de risco. Por isso, oriento as pessoas a saírem das casas e digo que a Prefeitura está fazendo isso para salvar suas vidas”, diz.