Mais de 300 famílias do Jardim Nazaré são beneficiadas por ação da Prefeitura

No evento, o prefeito Bruno Covas fez a entrega de contratos e de termos de quitação habitacional

Centenas de moradores dos conjuntos habitacionais Nazaré I e II ficaram mais contentes. Na manhã deste sábado, 15, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP) realizou a entrega de 245 termos de quitação para mutuários originais que finalizaram o pagamento de seus lotes e a assinatura de 60 novos contratos habitacionais. A solenidade aconteceu na Associação Comunitária Jardim Nazaré II (antiga Ozen), localizada na Rua Santo Antônio da Vargem Alegre, número 02.

De acordo com a Cohab, ao todo, mais de 630 famílias foram beneficiadas pela ação. Nesta primeira etapa, 245 receberam o termo de quitação de suas unidades. Outros 60 moradores apresentaram a documentação necessária e irão receber o contrato de suas residências, dentro do programa SEAC – Pró Favelas, onde o beneficiário que cumprir com a retribuição de seis salários mínimos divididos em até 300 parcelas mensais, poderá também retirar o termo de quitação.

Os mutirantes originais (ou sucessores comprovados) que possuem lote maior que o da planta, terão que pagar a metragem excedente de acordo com avaliação de mercado. Nos demais casos, a pessoa pagará o valor de mercado da unidade considerando a área total do lote. Havendo algum débito, o valor poderá ser refinanciado em até 300 meses, respeitando a parcela mínima de R$ 150,00, condição que se aplica a todos os casos.
A área foi comprada pela Cohab em 1985 e teve o processo de regularização fundiária iniciado em 1997 pelo programa Pró- Favelas. Os conjuntos habitacionais Nazaré I e II estão localizados na Estrada Dom João Nery e possui 637 lotes, sendo 558 e 79 respectivamente.

O Programa SEAC – Pró Favelas é um convênio firmado em 1987 entre Cohab e Sociedade Comunitária Habitacional – Pró – Favelas (SEAC), com a finalidade de produção de unidades habitacionais em regime de mutirão, onde a Companhia fica encarregada de receber recursos do Governo Federal e repassar para as entidades além de ceder os terrenos para as construções.


UM POUCO MAIS DO JARDIM NAZARÉ

A história da formação do Jardim Nazaré está diretamente ligada às formações dos bairros de Guaianases, Itaim Paulista, São Miguel Paulista e Itaquera. O bairro teve seu início às margens do córrego Lajeado, onde hoje é seu principal centro comercial, e posteriormente se estendeu até a antiga Avenida dois, atual Avenida Teodoro Bernardo do Nascimento, considerada pelos moradores como a divisa entre o Jardim Nazaré e o Jardim Robru, bairro vizinho que está entre os mais conhecidos da região.

À beira da estrada Dom João Nery ainda há algumas antigas fazendas remanescentes do século XX, a maioria delas em processo de loteamento.