Subprefeitura Itaim Paulista realiza Operação Saturação e Mutirão de Fiscalização

Ação teve apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Um servidor, vestido com uniforme cinza, com detalhes em azul, retira os cabos de sustentação que suspendia uma estrutura de cimento, conhecida como Malotão, utilizada para interdição de uma tabacaria.

A equipe da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (CPDU) da Subprefeitura Itaim Paulista promoveu a Operação Saturação, acompanhada de um Mutirão de Fiscalização, na tarde desta quinta-feira, 08. A ação, realizada na Avenida Nordestina e nas ruas José Leão dos Santos e Francisco Monteiro Tavares, contou com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Na operação, cinco comércios irregulares foram interditados, sendo quatro tabacarias e uma lanchonete. Também houve desfazimento de uma estrutura clandestina de venda de alimentos na rua e remoção de uma banca de jornal abandonada. As interdições ocorreram com base na Lei de Segurança, devido à falta de adequação no sistema de combate a incêndios, nas instalações elétricas e acessibilidade. Além disso, os estabelecimentos não possuíam licença de funcionamento.

Um caminhão guincho suspende uma banca de jornal que foi abandonada. Ao em torno do caminhão, os servidores, uniformizados de laranja com capacetes azuis, acompanham a ação.

O subprefeito, Gilmar Souza Santos, ressalta que a intenção da operação não é se opor aos comércios, mas assegurar legalidade. “A Prefeitura não quer dificultar a vida dos comerciantes, pelo contrário, ela incentiva a regularidade. O programa Tô Legal! é um exemplo disso”, sinaliza.

Após atender a todos requisitos de segurança e a emissão da licença de funcionamento, os estabelecimentos serão desinterditados.