Prefeitura sinaliza áreas críticas com dados de acidentes de trânsito

Ação de educação acontece durante a Semana da Mobilidade e visa chamar a atenção de motoristas e demais usuários do sistema viário.

Imagem quadrada com a marca da Semana da Mobilidade, aplicada repetidamente na vertical. A repetição é interrompida pelas palavras "SEMANA DA MOBILIDADE 2019" escritas em cinza escuro sobre fundo branco. Abaixo lê-se "TODOS SOMOS PEDESTRES" escrito em branco sobre uma tarja cinza escuro.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) dará início, durante a Semana da Mobilidade, a uma campanha de educação de trânsito em dez vias que registraram grande número de acidentes em 2018 e que serão alvo, nos próximos meses, de intervenções da Prefeitura para aumento da segurança viária. Elas receberão faixas, voltadas aos motoristas, informando o número de vítimas – fatais e não fatais – das ocorrências em cada endereço.

As peças serão instaladas a partir de quinta-feira (19). A ação tem por objetivo chamar a atenção dos motoristas para a necessidade de respeitar os limites de velocidade e sensibilizar para o fato de que toda vida perdida no trânsito gera consequências negativas, de modo que nenhuma morte é aceitável. Os textos das faixas trarão a seguinte mensagem:

XXX VÍTIMAS DE TRÂNSITO NESSA VIA EM 2018
NUNCA ULTRAPASSE O LIMITE DE VELOCIDADE.
“TODA VIDA FAZ FALTA PARA ALGUÉM.”

A comunicação e educação de trânsito fazem parte de um dos eixos do Plano de Segurança Viária – Vida Segura, que a Prefeitura apresentou em abril com o objetivo de transformar São Paulo em uma das cidades com tráfego mais seguro do mundo. O documento norteia a execução de políticas públicas para a redução de ocorrências graves e mortes no trânsito até 2028.

O programa Vida Segura é baseado no Visão Zero, que parte da premissa de que nenhuma morte é aceitável no trânsito. Criado na Suécia em 1997, esse conceito já é usado como referência para planos de segurança viária de longo prazo em cidades como Nova York, Cidade do México, Bogotá e, agora, São Paulo.
Segue abaixo a lista de vias que receberão as faixas informativas e o número de vítimas em acidentes de trânsito (fatais e não fatais) registrados em cada uma delas no ano de 2018:

Av. Aricanduva – 141 vítimas
Estrada de Itapecerica – 139 vítimas
Av. Senador Teotônio Vilella – 123 vítimas
Av. Marechal Tito – 101 vítimas
Av. Dona Belmira Marin – 100 vítimas
Av. Raimundo Pereira de Magalhães – 100 vítimas
Av. Inajar de Souza – 67 vítimas
Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira – 56 vítimas
Av. Cruzeiro do Sul – 47 vítimas
Av. Nordestina - 45 vítimas

Além das ações de comunicação e educação, essas áreas críticas receberão até 2020 intervenções da SMT, dentro do Plano Vida Segura, para aprimoramento da segurança viária.

A Estrada de Itapecerica, a Avenida Dona Belmira Marin, a Avenida Senador Teotônio Vilella, a Avenida Marechal Tito e a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães terão a implantação do programa Via Segura, que prevê iniciativas como soluções semafóricas, rearranjos na geometria de pontos das vias e revitalização semafórica, de acordo com o diagnóstico de problemas verificados em cada uma delas.

Trechos da Avenida Cruzeiro do Sul, da Marechal Tito e da Avenida Nordestina serão contempladas com as melhorias previstas nas Áreas Calmas de Santana (Cruzeiro do Sul) e São Miguel (Marechal Tito e Nordestina), prioritárias no cronograma do Vida Segura. As Áreas Calmas têm a proposta de aumentar a segurança viária em regiões onde se concentram atividades comerciais e de serviços com fluxo intenso de veículos e movimentação de pedestres, com ações de acalmamento de tráfego e readequação dos limites de velocidade.

A Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira receberá, já durante a Semana da Mobilidade, uma intervenção inicial para requalificação do espaço urbano nas imediações do Metrô Conceição, provendo melhores condições para travessia de pedestres em uma área de grande circulação.

A Avenida Aricanduva e a Avenida Inajar de Souza terão projetos de segurança implantados junto com as obras de conexão cicloviária previstas para essas localidades. Na Inajar, por exemplo, haverá intervenções em frente ao terminal de ônibus Vila Nova Cachoeirinha, com extensões de calçadas, ajustes na geometria de esquinas e a criação de novos refúgios para o pedestre.