Bairro do Jaçanã comemora 142 anos

No dia 14 de setembro o Jaçanã comemora 142 anos, e para comemorar, a Subprefeitura realizará nos dias 17 e 18, uma exposição artesanal para os moradores da região

No dia 14 de setembro o bairro do Jaçanã completa 142 anos, e para comemorar, a Subprefeitura Jaçanã/Tremembé realizará uma exposição de trabalhos artesanais para os moradores do bairro.

O evento acontecerá nos dias 17 e 18 de setembro, das 10h00 às 17h00 e vai mostrar os trabalhos realizados pelos alunos e artesãos da região como: Pintura em tela, Pintura em Gesso e Patchwork - customização.

Para o Subprefeito administrar o bairro do Jaçanã é uma grande responsabilidade. “Foi-se o tempo em que o Jaçanã era um lugar tão distante que parecia estar em uma outra cidade, não São Paulo. A Zona Norte se desenvolveu e o trem das 11 que Adoniran Barbosa eternizou na música, aquele que não podia perder se quisesse chegar em casa antes de virar o dia, é coisa do passado. O Jaçanã, hoje, com seus quase 100 mil habitantes, é maior do que algumas cidades do interior paulista. E administrar a cidade chamada Jaçanã é uma tarefa que exige muita responsabilidade. Hoje, dia em que o Jaçanã completa 142 anos, quero reafirmar o compromisso da administração municipal: trabalhar sempre e cada vez mais para tornar esta região cada vez melhor. Parabéns, Jaçanã”.

História do bairro

Para contar um pouco da história do bairro do Jaçanã não se pode deixar de citar o grande músico Adoniran Barbosa que completou neste ano o seu 100° aniversário e com a canção Trem das Onze, divulgou o nome do bairro para todo o país.

De acordo com o Arquivo Histórico Municipal, em 1874 o grande número de mendigos da cidade motivou a criação Asilo de Medicina Municipal – hoje Hospital Geriátrico e de Convalescentes D. Pedro II. O Hospital dos Morféticos, inaugurado em 1905, abrigou 80 leprosos e funcionou até 1930. Após sua reforma, foi reaberto em 03/06/1931 com o nome de Hospital para Tuberculosos São Luiz Gonzaga – atual Hospital São Luiz Gonzaga.

Por causa dessas instituições, durante muitos anos o bairro foi praticamente uma zona hospitalar. Além dos hospitais citados, havia ainda o Asilo dos Inválidos e o Sanatório Padre Bento.

Em 1949, o Jaçanã inaugurou o primeiro estúdio de cinema de São Paulo: a Companhia Cinematográfica Maristela, primeiro foco cultural do bairro.

O trem, ao qual a música de Adoniran faz referência, ligava o centro da cidade ao reservatório de água da Cantareira. A ferrovia possuía um ramal que passava pelo bairro e chegava a Guarulhos.

O Tramway da Cantareira, em atividade desde 1893 até 1965, teve como objetivo inicial suprir a necessidade de transporte de materiais para a construção da adutora que levaria água do reservatório da Cantareira para São Paulo. No entanto, a “Maria-Fumaça” transformou-se no meio de transporte mais eficiente também para os moradores da região, quando, em 1895, tiveram inicio as viagens de recreio para a população. Seu traçado férreo está preservado sob caminho do Metrô entre as estações Luz e Santana/Tucuruvi.

A antiga estação de trem do Jaçanã foi demolida em 1966 e deu lugar à Praça Comendador Alberto de Souza.

Confira a programação completa:

Dia 17 e 18 de setembro
Horário: 10h00 às 17h00
Atividades: Exposição dos trabalhos dos alunos e artesãos da região
- Pintura em tela
- Pintura em Gesso
- Patchwork - customização
Local: Praça de atendimento da Subprefeitura Jaçanã/Tremembé

 

Assessoria de Imprensa SPJT