Esclarecimentos sobre o processo de reforma da rede semafórica

Em preparação para a OPERAÇÃO VERÃO 2014, a CET irá divulgar com maior detalhamento o planejamento, etapas e cronogramas da reforma de semáforos. Até dezembro, será feita a recuperação elétrica de 1.995 cruzamentos. Parte deles também receberá nobreak, controladores e GPRS, conforme o cronograma abaixo. Até o fim de 2016, a recuperação terá alcançado 4,8 mil semáforos.

Primeira Etapa – Recuperação Semafórica (Elétrica)

A primeira fase consiste na substituição dos cabos de alimentação dos controladores, grupos focais, botoeiras de pedestre, com conexões elétricas do sistema, substituição de todos os cabos metálicos de comunicação, recuperação do sistema de proteção com a substituição e/ou instalação de dispositivo de proteção de surtos e/ou descargas atmosféricas no circuito de entrada da alimentação dos controladores, grupos focais, comunicação e cabos; aterramento do controlador e das colunas semafóricas, dispositivos de proteção, disjuntor e colocação do sistema de proteção das placas.

 

Observações importantes sobre o fornecimento de energia:

1. Semáforo apagado vs. amarelo piscante: A instalação do dispositivo antisurto nos 1.995 semáforos impedirá o curto-circuito de controladores por sobrecarga elétrica, falha que “apaga” o semáforo e causa maior prejuízo ao cidadão devido à demora para a troca do equipamento. Com a recuperação elétrica, as sobrecargas e surtos de energia resultarão na queda do disjuntor. Com isso, o semáforo fica inoperante, mas o religamento é feito tão logo o problema é identificado. As empresas serão multadas quando o atendimento demorar mais de duas horas.

2. No break: A lista dos semáforos que receberão este equipamento está em elaboração com auxílio da Eletropaulo para contemplar os locais onde é mais freqüente a queda de energia. Os semáforos podem apagar por falta de energia ou por surto no fornecimento de energia (se não tiver dispositivo de proteção), conforme explicado acima.

 Segunda Etapa – Instalação de nobreaks, controladores e Sistema GPRS

 Após a conclusão da primeira etapa, parte da rede reformada estará apta para receber nobreaks, novos comunicadores e sistema de comunicação GPRS, para monitoramento do equipamento da Central da CET, que está sendo preparada para entrar em funcionamento em novembro. Com o GPRS, a central será “informada” em tempo real, pelo próprio equipamento, das falhas em seu funcionamento, sem necessidade do acionamento por agentes, cidadãos ou imprensa.

 Divulgação

 A CET divulgará toda semana a lista dos semáforos que já passaram pela primeira etapa (recuperação elétrica), conforme já vem ocorrendo. Mês a mês, será feita a divulgação dos semáforos que passaram/passarão também pela segunda etapa. Isso permitirá o acompanhamento por parte dos cidadãos e da imprensa.

Verifique AQUI  a lista dos semáforos que passaram pela primeira etapa. (Até a data de hoje, 317 cruzamentos).

Verifique a lista da recuperação realizada em agosto e a prevista para setembro. (650 no total – disponível a partir de amanhã no site da CET)

Verifique a lista dos 4,8 mil semáforos que serão revitalizados até dezembro de 2016. (disponível a partir de amanhã no site da CET)